novembro 21, 2024 12:45

Entre fevereiro e junho deste ano, cinco vereadores não apresentaram projetos apesar de frequência assídua em plenária

O Portal O Poder realizou um levantamento sobre o número de frequência dos vereadores que compõem a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e que estão disputando a reeleição do pleito municipal deste ano. Os dados são da transparência da casa sendo encontrados no campo de busca intitulado frequência dos vereadores.

Para a consolidação dos dados, foi levado em conta apenas o primeiro semestre deste ano, considerando também as sessões remotas realizadas em razão da pandemia da Covid-19.

Dentre as 41 cadeiras da casa legislativa, 39 concorrem a reeleição. Vale ressaltar que Hiram Nicolau (PSD) desistiu de concorrer as eleições deste ano e o vereador Chico Preto (DC) concorre à Prefeitura de Manaus.

Com isso, pode-se afirmar um total de 1.691 presenças e 104 faltas justificadas (AJ1/ AJ2). De acordo com a transparência da casa, entende-se por AJ1, falta justificada por atestado médico e AJ2, por motivos de força maior.

De fevereiro a junho, cravando o número exato de 54 presenças, estão:

٠ Dante (PSDB); Sgt. Bentes Papinha (PL); Elias Emanuel (PSDB); Bessa (Solidariedade); Gilmar Nascimento (Democratas); Marcel Alexandre (PHS); Márisson Roger (Progressistas); Mirtes Sales (Republicanos); Roberto Sabino (Podemos); Samuel (PL).

Os que compõem a presença inferior a 54, estão incluídos:

Amauri Colares (Republicanos) com 52 presenças e dois AJ1; André Luiz (PL) com 53 presenças e uma AJ2; Glória Carratte (PL) com 50 presenças e quatro AJ2; Sassá (PT) com 52 presenças e duas AJ2; David Reis (Avante) com 51 presenças e três AJ2; Diego Afonso (PSL) com 51 presenças e três AJ2; Fransuá (PV) com 52 presenças e duas AJ2; Fred Mota (Republicanos) com 51 presenças e três AJ2; Profº Gedeão Amorim (MDB) com 52 presenças e uma AJ1 e uma AJ2; Isac Tayah (DC) com 53 presenças e uma AJ2; Joelson Silva (Patriota) com 53 presenças e uma AJ2; Marcelo Serafim (PSB) com 52 presenças e duas AJ2; Chico Preto (DC) com 53 presenças e uma AJ2; Profº Jacqueline (PHS) com 50 presenças e três AJ1 e uma AJ2; Reizo Castelo Branco (PTB) com uma AJ2; Raulzinho (PMN) com 53 presenças e uma AJ2 e Rosivaldo Cordovil (PSDB) com 53 presenças e uma AJ2.

Abaixo de 50 presenças, possuindo uma participação mediana em plenária, estão:

Ceará (PSDB) com 47 presenças e sete AJ2; Cláudio Proença (PMN) com 47 presenças e sete AJ2; Ewerton Wanderley (Democratas) com 45 presenças e nove AJ2; Gilvandro Mota (PTC) com 42 presenças; Jaildo dos Rodoviários (PCdoB) com 45 presenças e nove AJ2; Rosinaldo Bual (PMN) com 39 presenças; Wallace Oliveira (PROS) com 48 presenças com 4 AJ2.

Com o mínimo de presença, Daniel Vasconcelos (PSC) contabiliza apenas as sete presenças do mês de junho, em decorrência da substituição do vereador William Abreu (PTB) que assumiu a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), no mesmo mês.

Os parlamentares que mais apresentaram faltas justificadas ao logo no primeiro semestre de 2020 foram:

٠ Rosinaldo Bual (PMN) com 15 AJ2;

٠ Gilvandro Mota (PTC) com 12 AJ1;

A reportagem do Portal O Poder entrou em contato com as assessoria da casa legislativa para repercurtir sobre o número de ausências, para saber qual seriam os motivos, além do posicionamento da CMM em relação a isso, porém, não houve respostas diante dos questionamentos.

Além disso, as assessorias dos vereadores também foram acionadas para informar sobre as ausências, neste caso, a assessoria do vereador Gilvandro Mota esclareceu que o motivo seria o tratamento do parlamentar, que foi diagnosticado com a Covid-19, sendo submetido a uma viagem para São Paulo.

Já a de Rosinaldo não obteve sucesso em estabelecer contato.

Projetos de Lei 

Dentre a quantidade dos projetos de lei apresentados no primeiro semestre deste ano, destacam-se os vereadores que não apresentaram nenhum projeto entre fevereiro e junho: Sgt. Bentes Papinha (PL); Marcelo Serafim (PSB); Roberto Sabino (Podemos); David Reis (Avante) e Rosinaldo Bual (PMN).

Marcel Alexandre (PHS) apresentou apenas um projeto. Seguido de Mirtes Sales (Republicanos) e Rosivaldo Cordovil (PSDB) que apresentaram dois.

Os parlamentares Bessa (Solidariedade), Sassá (PT) e Chico Preto (DC) apresentaram quatro cada, seguidos de Dante (PSDB), Gilmar Nascimento (Democratas), Gilvandro Mota (PTC) e Raulzinho (PMN), com cinco cada.

Com seis projetos apresentados estão Wallace Oliveira (PROS), Jaildo Oliveira (PCdoB) e André Luiz (PL). Com sete e oito matérias apresentadas estão Joelson Silva (Patriota) e Reizo Castelo Branco (PTB), Fred Mota (Republicanos), respectivamente.

Juntos com dez projetos estão Diego Afonso (PSL) Márisson Roger (Progressistas).  Isaac Tayah (DC), Elias Emanuel (PSDB) e Glória Carratte (PL) contabilizam 11 matérias cada.

Profº Samuel (PL) e Profº Jacqueline (PHS) possuem 13 matérias cada.

Com o maior número de projetos apresentados, lidera Profº Gedeão Amorim (MDB), com 54 matérias, seguido de Fransuá (PV) com 32 projetos e Amauri Colares (Republicanos) 25 matérias.

Vale ressaltar que esses dados foram conferidos na aba de sistema de apoio da página da CMM, no campo de pesquisa de matérias, sendo destacado o ano de 2020 seguida do nome do parlamentar.

 

 

 

Da Redação O Poder

Foto: ROBERVALDO ROCHA / CMM 

Últimas Notícias

RR: Carmen Lúcia se diz impotente à pauta de Denarium no TSE

Em reunião com os deputados federais Antônio Carlos Nicoletti (União Brasil), Albuquerque (Republicanos) e Helena Lima (MDB), a ministra...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!