janeiro 19, 2025 11:18

Pesquisa Pontual é tema de debate no programa Fiscaliza Geral da rádio Onda Digital

O resultado da pesquisa do Instituto Pontual que apontou o governador Wilson Lima (União Brasil), a frente com 32,7% de Amazonino Mendes (Cidadania) que tem 26,5%, foi tema de debate no programa Fiscaliza Geral do jornalista Alex Braga na rádio Onda Digital, que entrevistou na manhã desta segunda-feira, 5, o empresário Eric Barbosa, proprietário do Instituto pontual.

Durante a entrevista Eric explicou que de acordo com a pesquisa o que se percebe é que o eleitorado do presidente Lula no Amazonas está votando no Wilson Lima no interior e não no candidato apoiado pelo PT, Eduardo Braga (MDB).

“O interior é um mundo complexo e requer estratégia de campanha muito forte. Dizer que o eleitor vai votar no candidato do governo só porque está perto do presidente dele isso é falácia”, afirmou Barbosa.

Em relação aos intermediários na pesquisa para governador Ricardo Nicolau (Solidariedade), Carol Braz (PDT), Henrique Oliveira (Avante) e Israel Tayuka (PSOL), Eric afirmou que nenhum desses candidatos tem chance de crescer faltando menos de um mês para o primeiro turno.

“Nem de acordo com os números têm espaço para o crescimento e nem espera que alguém vai embolar nos próximos dias. Na eleição para prefeito os votos eram somente na capital em seis zonas agora e Amazonas em mais de 60 municípios . Ele (Ricardo Nicolau) tinha uma tendência forte na capital, mas nessa eleição elechegar a 10% é difícil. Existe uma outra leitura daqui a dois anos vamos ter briga pela prefeitura e Wilson Lima está indo para ser reeleito, Amazonino deve disputar a última eleição e Eduardo Braga pode disputar a eleição para prefeito, mas surgem novos nomes para disputa a prefeito Ricardo Nicolau e Caro,Braz, um novo time”, avaliou.

Apoio do prefeito

Na avaliação de Eric Barbosa ter o apoio do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) na campanha do candidato a reeleição, governador Wilson Lima será  importante. “Ter o apoio do prefeito de Manaus é importante no processo eleitoral.  Estamos falando de um prefeito bem avaliado em Manaus um cabo eleitoral que vai te ajudar. Wilson fez um casamento certo quando trouxe o David Almeida para o seu lado”, ressaltou.

Senado

A posição dos candidatos ao Senado pelo Amazonas também foi debatido durante a entrevista. Alex perguntou a subida de Omar Aziz (PSD) que ultrapassou Arthur Neto (PSDB).

”O Arthur Neto foi prefeito de Manaus e está vivo na mente do eleitor. Em Manaus, o Arthur está ganhando e Omar no interior que sobe exponencialmente.  No interior Arthur Neto tem 25,4%  e Omar Aziz  28,4%  há um ponto de influencia que temos que avaliar. O Menezes pode subir mas, não podemos afirma ser ele chega a 25%. A pergunta é ele vai crescer e se atrapalhar o Arthur, o Omar vai crescer e se atrapalhar o Omar o Arthur pode crescer. O Menezes aparece ruim no interior porque surgiu agora, mas teve uma boa votação em Manaus. O Menezes sobe quem ele atrapalha?”, questionou.

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!