novembro 21, 2024 18:42

Sede da COP30 enfrenta greve de policiais penais; Helder Barbalho silencia

O Governo Federal anunciou Belém, no estado do Pará, como sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção- Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em 2025. 

Porém a sede da COP30 não está tão segura assim. Pelo menos não para os policiais penais que buscam uma audiência com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

No último dia 23 de maio, a categoria foi duramente reprimida pela Tropa de Choque da Polícia Militar. Como consequência, a ação provocou pânico entre os cidadãos que estavam passando na avenida Almirante Barroso, em frente ao Palácio do Governo, em uma das vias mais importantes de Belém. Além disso, o trânsito ficou caótico. 

Sem serem recebidos, os policiais penais chegaram a ameaçar fazer paralisação nas prisões do estado. Os manifestantes se recusaram a sair do local e a Polícia Militar jogou bombas para dispensá-los. Houve correria e feridos.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram policiais penais com sangramento no rosto e outras escoriações.

Reinvidicações  

Os policiais penais buscam diálogo com Helder Barbalho para expor suas reivindicações por melhores salários e condições de trabalho nos presídios do estado. Eles cobram a aprovação de uma lei orgânica e outras melhorias para a categoria.

De acordo com o sindicato, a manifestação reivindicava a aprovação da Lei Orgânica, que “visa ao fortalecimento do papel do Estado na segurança pública dentro das unidades prisionais, bem como à fiscalização e ao monitoramento das medidas para o pleno cumprimento das penas e, principalmente, à valorização do servidor, além de outras providências”.

A Secretaria de Planejamento e Administração (SEPLAD) informou, por meio de nota, que desde o ano passado dialoga com a categoria e esclarece que a Lei Orgânica da Polícia Penal encontra-se em estudo.

Após a conclusão, deverá seguir o trâmite normal, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal e política de valorização do servidor público.

Até o momento, Helder Barbalho não se pronunciou. 

COP30 

Ao lado do governador do Pará e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o anúncio nesta sexta-feira, 26, em suas redes sociais. 

“Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP 30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um Estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o Helder Barbalho e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP da história”, afirmou Lula.

A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e trata de alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.

 

Da Redação

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!