Para evitar a proliferação da pandemia do coronavírus no país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quarta-feira, 18, a suspensão da realização do Censo Demográfico 2020, transferindo todo o trabalho para o próximo ano. O órgão também suspendeu processos seletivos, visitas domiciliares, presencial e atendimento nas unidades.
O IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o realocamento do orçamento do Censo 2020 para o uso em ações de enfrentamento ao Covid-19. Como contrapartida, para a realização do processo censitário em 2021, o órgão ministerial recolocará o mesmo valor para o instituto.
O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso, de acordo com o IBGE. O ressarcimento da taxa de inscrição aos candidatos que efetuaram o
pagamento para concorrer ao Processo Seletivo Simplificado do Censo 2020 será realizado em breve. O próximo Censo está previsto para dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.
Todas as coletas de dados que ocorriam in loco foram suspensas. As unidades do IBGE em todo o Brasil também não irão abrir.
No Amazonas, o atendimento será por meio do telefone (92) 3306-2022 e por email pelo endereço eletrônico [email protected].
Ericles Albuquerque, para O Poder
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação