Com o avanço desordenado da pandemia do coronavírus no Amazonas e o destaque negativo do Estado em nível nacional, na primeira posição na incidência de casos por 100 mil habitantes no país, o deputado federal José Ricardo (PT), encaminhou ofícios tanto ao governo do Estado quanto à Prefeitura de Manaus para que façam parcerias com instituições, como o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Associação de Costureiras do Amazonas e Sindicato das Costureiras, para a confecção de máscaras caseiras e que seja distribuído à população do Amazonas, principalmente, aos idosos, diabéticos e cardíacos.
“O Covid-19 apresenta um alto grau de transmissibilidade. Está se alastrando de uma maneira assustadora, mesmo com o isolamento social imposto pelos governantes. Infelizmente, uma boa parcela da população do Amazonas ainda não se conscientizou do perigo que é estar pelas ruas. E muitos, sequer, possuem os principais itens de prevenção neste momento, como as máscaras. Os especialistas em saúde já orientam o uso até das máscaras mais caseiras, desde que atendendo a algumas recomendações”, explicou.
O Ministério da Saúde, por meio ministro Luiz Henrique Mandetta, além de incentivar o uso de máscaras, destacou principalmente as de fabricação caseira, a fim de suprir a grande demanda na procura desse item de segurança. Destacou ainda que estas máscaras de produção caseira podem gerar uma barreira mecânica de contenção às gotículas de saliva: um dos principais meios de transmissão do novo Coronavírus. E alertou que uso deve ser individual e o material precisa ser lavado de forma correta para, então, ser reutilizado.
Da Redação O Poder
Com informações da assessoria do deputado
Foto: Divulgação/assessoria