A criação de um parque ecológico com pista de caminhada e ciclovia num perímetro de 13,8 quilômetros no entorno da área do Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi proposto pelo pré-candidato a prefeito de Manaus, o ex-governador David Almeida (Avante), à reitoria da instituição durante reunião realizada na sexta-feira, 14, com os diretores de departamentos.
David Almeida revelou com exclusividade ao Portal O Poder que, além do parque na Ufam, ele está elaborando projeto para a criação de mais dois parques na cidade de Manaus: um na Zona Leste e outro na Zona Norte que beneficiariam a população e incentivaria a prática de esportes.
“E não é só esse parque (Ufam), nós temos um parque na Zona Leste, em tono da reserva Sauim Castanheira e outro parque na Zona Norte na lagoa do Parque São Pedro juntamente com um pesque e pague que é uma proposta que vamos ainda apresentar e isso é novidade”, adiantou.
O pré-candidato afirmou que de imediato Manaus ganharia o maior parque da cidade com 14 mil metros quadrados todo no entorno da Ufam, além de evitar as invasões que já estão ocorrendo no local. De acordo com a universidade, esse fragmento de verde em área urbana é considerado o terceiro maior do mundo e o primeiro do Brasil.
“Fiquei sabendo ontem que existem oito campos de futebol na área da Ufam que está sendo invadida. Na avenida Rodrigo Otávio, a proposta é recuar o muro que existe e fazer uma ciclovia em torno dele todinho passando pelo Coroado nos 14 quilômetros. A intenção é fazer com que as pessoas façam exercício e saiam do sedentarismo”, explicou.
Na avaliação de David, aproximadamente 70% do atendimento nos hospitais do Estado de alta e média complexidade, são de assistência básica e assim com a prática desportiva melhoraria a saúde das pessoas que sairiam do sedentarismo.
“Lá na Ufam, os professores de Educação Física tem um programa pra isso de fazer parceria com os cursos de saúde e as pessoas no parque iram caminhar, pedalar ao ar-livre e tudo isso seria fazer a medicina preventiva”, destacou.
Segundo David, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, foi bem solícito à proposta do parque na instituição, que deverá ser construído a partir de uma parceria com a Prefeitura de Manaus com recursos que podem ser federais, estaduais ou municipais.
“Ele foi totalmente receptivo. Tinha na reunião vários coordenadores de departamentos de Agricultura, Educação Física, Ciências Sociais, todos participaram e acharam maravilhosa a proposta até porque eles já estão sofrendo com essa especulação imobiliária em torno da floresta da Ufam que é a maior mata urbana do mundo eu fiquei sabendo disso lá. Uma proposta como essa vai qualidade de vida do povo de Manaus”, afirmou.
‘Visão de prefeito’
De olho na Prefeitura de Manaus, David disse que, se for eleito, promete ter como carro-chefe de sua administração a saúde, o esporte, a educação e a cultura. Ele disse que já está elaborando um projeto para Manaus.
“Tudo isso nos estamos trabalhando como práticas de políticas públicas para dar a Manaus uma qualidade de vida melhor em todos os âmbitos. Não existe atalho é Deus, família, estudo e trabalho. É isso que a gente precisa entender. Como eu sou de um bairro carente de Manaus (Colônia Oliveira Machado) sou fruto de ações de esportes na comunidade. Temos a possibilidade de fazer com as ligas desportivas curso de capacitação e até remuneração para esses agentes sociais. Isso tudo faz parte de uma proposta que estamos trabalhando para Manaus”, admitiu.
Ao ser questionado pela reportagem se já havia definido quem será o seu vice-prefeito na chapa, David Almeida preferiu ser cauteloso. “Essa é uma pergunta que eu queria ter resposta. Estou conversando com muita gente, mas isso ai não é assunto para essa matéria ainda não”, concluiu.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação