fevereiro 22, 2026 07:05

Rio Branco não adota Lei Seca nas eleições municipais

A Justiça Eleitoral em Rio Branco (AC) decidiu não adotar a Lei Seca em nenhum dos turnos da eleição deste ano. O juiz da 9ª Zona Eleitoral, Robson Ribeiro, disse que outros instrumentos legais poderiam ser aplicados.

“Decidimos que não vamos editar nenhuma norma em relação à lei seca. Entendemos que já existem outros instrumentos legais que podem ser adotados pelas autoridades policiais em relação à vigilância e segurança no dia da eleição, tais como a legislação eleitoral, que já veda algumas condutas, e também a Lei das Contravenções Penais que veda outras condutas. Então, optamos por deixar apenas essas leis para que sejam utilizadas pelas forças policiais”, destacou.

A lei seca foi promulgada em 1967 e proíbe a venda de bebida alcoólica durante o dia de votação, com o objetivo de impedir que eleitores votem alcoolizados. A medida também busca evitar atos de violência durante o pleito.

Porém cabe à cada estado determinar por meio da Secretaria de Segurança Pública ou do Tribunal Regional Eleitoral se adotará a medida ou não.

Na disputa na capital acreana, o candidato Tião Bocalom (PP) segue com 65% das intenções de voto e a candidata Socorro Neri (PSB) segue com 28% das intenções, segundo as últimas pesquisas do Ibope.

Conteúdo: Congresso em foco 

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!