Mais de 500 mil pessoas se cadastraram para receber o benefício do ‘Auxílio Manauara’, disponibilizado pela Prefeitura de Manaus. As inscrições ocorreram do dia 10 de fevereiro até às 23h59 dessa terça-feira, 16.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), das mais de 500 mil pessoas que realizaram o cadastro, cerca de 130 mil fizeram de forma incompleta, com CPF errado ou em duplicidade.
Quem pode receber
Para ter direito ao benefício, as famílias precisam ter renda mensal de até R$ 178, ser beneficiário do Bolsa Família com crianças até 3 anos, ou ser família unipessoal. Ser trabalhador informal com idade acima de 18 anos ou idoso acima de 60 anos.
Pagamento
O pagamento de R$ 200, realizado através de uma conta social digital da Caixa Econômica Federal, vai beneficiar 40 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, durante um período de seis meses.
O programa tem como objetivo combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional, combater a pobreza e outras formas de privatização das famílias, além de promover um complemento aos mais atingidos pela pandemia da Covid-19.
Auxílio Estadual x Auxílio Manauara
Os beneficiários do auxílio disponibilizado pelo governo do Estado, não terão direito ao Auxílio Manauara.
Será realizado um cruzamento das informações disponíveis nas bases de dados, para garantir que apenas as famílias ainda em desfavorecimento social recebam o valor, e evitar que o benefício seja pago a quem não necessita.
Yasmim Araújo, para O Poder.
Foto: Reprodução.