Por determinação do governador reeleito Wilson Lima (União Brasil), Márcio André de Oliveira Brito foi reconduzido ao cargo de diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), função que exerce desde 2011. A nomeação feita pelo governador foi publicada no Diário Oficial do Amazonas (DOE), edição nº 34.898 do dia 4 de janeiro.
O Ipem é uma autarquia estadual e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na qual o engenheiro Márcio André é servidor há 26 anos. Sua trajetória vem sendo marcada por grandes desafios, avanços e conquistas ao longo de sua carreira, onde ocupou diversos cargos de chefia.
Entre os avanços à frente do Ipem ao longo de sua gestão, podemos citar a construção da sede própria do Ipem, a construção do terminal de cargas perigosas, volumetria e cronotacógrafo, que serve como padrão para todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Também houve avanço da sua gestão, a implementação de embarcações fluviais, adaptadas com laboratórios, possibilitando a execução das atividades de fiscalização metrológica e de avaliação de conformidade, para atender os municípios das calhas dos rios do Amazonas. Estas foram contempladas com o Prêmio Internacional, a construção do Memorial “Francisco Ferreira Negrão”, que permite a revisitação no tempo e espaço, da história da instituição, contada por meio de painéis ilustrativos, vídeos e equipamentos utilizados na área da metrologia há cerca de 40 anos no país.
Com esses bons indicadores, o governador Wilson Lima reconduziu ao cargo de diretor-presidente do Ipem para dar continuidade aos projetos de defesa dos consumidores. O objetivo é fortalecer ainda mais os setores da indústria, comércio e serviços em todo o Estado.
Sede no interior
Um grande projeto concretizado foi a inauguração da sede regional do Ipem em Itacoatiara, no dia 21 de dezembro, para atender a população dos municípios do Rio Preto da Eva, Silves, Itacoatiara, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Distrito de Novo Remanso.
Da Redação, com informações da assessoria
Foto: Alexandre Vieira/Ipem