O ministro Luís Roberto Barroso vai assumir na próxima quinta-feira (28) a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente ocupada pela ministra Rosa Weber. Barroso vai comandar a Corte pelos próximos dois anos.
Em 2 de outubro, a atual presidente da Corte completará 75 anos e se aposentará compulsoriamente. Ao ser eleito para o posto, Barroso elogiou a gestão de Weber, que passou sete meses no comando do STF. Na avaliação do próximo presidente da Corte, a ministra fez “realizações notáveis” na gestão e que teve uma “luminosa carreira no Judiciário”.
“Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso dessa responsabilidade e eu pretendo dignificar a cadeira que vossa excelência hoje ocupa e nós vamos suceder vossa excelência, porque substituir não é possível”, disse Barroso.
Roberto Barroso tem 65 anos e está na Corte desde junho de 2013, quando foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para a vaga deixada por Ayres Britto. O ministro nasceu em Vassouras (RJ) e é formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre pela Universidade de Yale (EUA) e doutor pela Uerj.
O ministro deve permanecer na Corte até 11 de março de 2033, quando completará 75 anos.
Com informações de O Antagonista
Foto: Reprodução