abril 14, 2024 07:45

Políticos repecurtem a primeira pesquisa para a prefeitura de Manaus

spot_img

A primeira pesquisa para prefeito de Manaus, divulgada nesta sexta-feira, 1º de março, pelo Instituto Pontual Pesquisas que ouviu 1.260 eleitores do município entre os dias 22 e 25 de fevereiro e coletou as intenções de votos dos pré-candidatos: Amom Mandel, David Almeida, Alberto Neto, Roberto Cidade, Zé Ricardo, Maria do Carmo e Israel Tuyuka, repercutiu entre os políticos do Amazonas.

De acordo com a pesquisa, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), lidera as intenções de votos com 32,4%, enquanto o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparece na segunda colocação com 28,1%. Na terceira posição está o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) com 8,7% dos votos. Os demais candidatos que aparecem em seguida são: Roberto Cidade (União Brasil) com 7,1%; Zé Ricardo (PT) com 6,9% e Maria do Carmo (NOVO) com 1,3% das intenções de votos. Já Israel Tuyuka (PDT) com 0,6% aparece na última posição.

Subindo nas pesquisas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), considerou positivo o resultado da pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Pontual Pesquisas, divulgada no  Portal O Poder. Roberto Cidade afirmou que a pesquisa divulgada hoje, lhe coloca em empate técnico no terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Manaus nas próximas eleições.

“Fico grato pela lembrança do eleitorado manauara, tendo em vista que sou o único, entre os quatro que lideram a pesquisa, que ainda não tem pré-candidatura formalizada. Com humildade, lembro do compromisso profundo que tenho com o povo de Manaus, com suas esperanças, seus desafios e seus sonhos”, afirmou.

Roberto Cidade disse que tem lembrado que Manaus que é uma cidade privilegiada em potencial, em recursos naturais e humanos. No entanto, também é uma cidade onde a maior parte das pessoas enfrentam dificuldades diárias. Ele afirmou que Manaus é a quinta cidade mais rica do Brasil, mas o povo está descontente por termos uma cidade mal administrada e nossa população passando dificuldades, sem perspectivas de melhorias para o futuro.

“Tenho visto pré-candidaturas de vários tipos: extremamente críticas e sem propostas, se vitimizando ou tentando criar divisões que não melhoram em nada a vida do nosso povo. Esta é a má política: a que prefere destruir em vez de construir. Mais do que nunca, é tempo de união. É tempo de juntarmos nossas mãos e nossas forças para trazer o desenvolvimento que merecemos e a sustentabilidade que tão urgentemente necessitamos. No dia 9 de março, assumo a presidência do União Brasil em Manaus. É tempo de mostrar ao mundo o potencial de nossa capital, de nosso povo”, disse.

Apoio de Bolsonaro

O deputado federal Alberto Neto reconheceu a forte influência do ex-presidente Jair Bolsonaro em Manaus e espera um crescimento natural da sua candidatura na capital que segundo ele é “Bolsonarista”.

“Estamos iniciando a nossa pré-candidatura e formando o nosso time, o nosso projeto e o presidente Bolsonaro já deu o aval e o compromisso de vim a Manaus, da Michele, do deputado Nikolas Ferreira e outros atores da direita estamos todos unidos por um propósito que é vencer as eleições municipais e fazer o maior número de prefeitos e vereadores”, afirmou.

Alberto Neto afirmou ainda que tem certeza que a partir do lançamento da sua campanha para prefeito seu nome terá um crescimento natural porque Manaus é “Bolsonarista”.  Ele acredita que a tendência é votar no candidato da direita.

“Eu vou apresentar o melhor projeto para a cidade de Manaus pela minha experiência como deputado federal. Só no ano passado foram quatro projetos aprovados, dois da Zona Franca de Manaus que vão gerar milhares de empregos e mudar a vida das pessoas. Queremos transformar Manaus em uma cidade referência no Brasil e no mundo. É a capital da floresta Amazônica e não pode ser destaque negativo sendo alvo de criticas e perigo. Vamos levar segurança e qualidade de vida para o nosso povo”, enfatizou.

“Lula fez muito pelo Amazonas”

Na avaliação do pré-candidato e ex-deputado federal José Ricardo (PT), o apoio de Lula nas eleições será importante para Manaus e para o Amazonas. Zé Ricardo reconheceu que Bolsonaro venceu Lula em Manaus, na última eleição para presidente, mas agora Bolsonaro está em queda na capital amazonense na sua avaliação.

“A gente viu a pesquisa que saiu agora com o Amom Mandel na frente para a prefeitura com David Almeida depois e ai vem o empate técnico no terceiro lugar onde está o meu nome e dois outros candidatos. Inclusive um candidato que se diz bem “Bolsonarista”, embora David Almeida também apoiou Bolsonaro, Roberto Cidade apoiou o Bolsonaro, Capitão Aberto Neto que é do grupo do Bolsonaro e  Amom que não se dedicou pelo Lula”, afirmou.

Zé Ricardo disse ainda que o Bolsonaro ganhou na última eleição em Manaus com mais de 60% e o Lula mais de 30%, mas que agora a pesquisa mostra que Bolsonaro caiu e o Lula melhorou. Ele afirma que na proporcionalidade do Lula que fez muito pelo Amazonas em um ano, a tendência é cada vez mais as pessoas perceberem como é importante o governo Lula para Manaus e para o Amazonas.

“Ele (Lula) tem a preocupação de garantir a Zona Franca e os empregos e investimentos, agora a volta do Minha Casa Minha Vida e tudo isso com certeza as pessoas vão percebendo que mesmo não tendo votado Lula ele é melhor do que o Bolsonaro. A tendência é o Bolsonaro cair e no Partido dos Trabalhadores eu defendo que o PT tenha candidato a prefeito e o meu nome está na pesquisa, mas tem muita gente avaliando a definição quanto a candidatura do partido da federação e do campo da esquerda. Mas ainda não está definido e eu já agradeço as pessoas que estão lembrando do meu nome par prefeito”, afirmou.

Augusto Costa, para O Poder

Ilustração: Neto Barbosa

Últimas Notícias

Marcelo Ramos realiza evento com militância do PT

Pregando o diálogo, primeiro com os membros do Partido dos Trabalhadores e consequentemente com os partidos da federação que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!