abril 20, 2024 21:15

Metrópoles divulga vídeo de recebimento de sacola com dinheiro dentro da Prefeitura de Manaus; veja repercussão

spot_img

Na manhã desta quinta-feira, 14, o site Metrópoles, por meio da coluna Na Mira, divulgou um vídeo que registra o pagamento suspeito de dinheiro, em espécie, para um homem que se identifica como motorista de Elson Santos, dono do portal de notícias, O Abutre. A gravação é feita dentro da Secretaria de Comunicação (Semcom), da Prefeitura de Manaus, como forma de comprovação do recebimento da sacola. Segundo o site, a Polícia Civil (PC-AM) recebeu a denúncia sobre o ato ilícito. Desde então, o caso tem repercutido tanto na capital amazonense quanto nacionalmente. 

No vídeo, o motorista avisa a uma servidora da Semcom, identificada como “Taís”, quem seria e o local onde trabalha. A sacola com dinheiro é entregue lacrada e a interação entre os dois dura segundos. Em seguida, o motorista dirige-se ao banheiro dentro da Prefeitura, na frente da semcom, e abre a sacola dentro do box. É nítido que a gravação é, de fato, uma comprovação do recebimento da quantia em espécie. Veja o vídeo completo: 

 

Repercussão nacional 

Além do site Metrópoles, um site com sede na Bahia, chamado “Bnews” também repercutiu o material. Localmente, o vídeo tem sido bastante divulgado por vários portais.

Já nas redes sociais, os comentários são de cobrança pelo posicionamento oficial do prefeito David Almeida (Avante) e dos órgãos fiscalizadores – Ministério Público do Amazonas (MPAM) e Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).  

Posicionamento 

A primeira figura pública a falar sobre o caso foi o vereador Marcelo Serafim (PSB), que foi líder do prefeito David Almeida em 2021 e 2022. O parlamentar pontua que o vídeo é didático e que a pessoa a aparecer nele é, provavelmente, a secretária de Israel Conte, titular da Pasta municipal de Comunicação. Ele cobra que a base de David Almeida (Avante) e o secretário se pronunciem imediatamente. 

“Está muito claro, para mim, e para toda sociedade, o porquê dos ataques e o motivo pelo qual os grandes portais ataquem quem faz oposição à Prefeitura”, disse.  

Lissandro Breval, vereador que também rompeu com a gestão atual, avisou que iria fazer um Requerimento para convocar imediatamente Israel Conte à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para explicar a situação. “A Prefeitura de Manaus deve explicações do que está sendo feito com o orçamento de R$ 180 milhões da Comunicação”, comunica.

O presidente da CMM, Caio André (Podemos), divulgou uma nota categorizando o vídeo como “extremamente preocupante” e informou que a Casa Legislativa não irá se esquivar de suas funções democráticas. 

“No serviço público não é praxe, nem admissível que valores em espécie sejam entregues em qualquer local, muito menos dentro de um órgão público. Vereadores da 18ª Legislatura me informaram que irão proceder com ações legais e regimentais para buscar esclarecimentos do município sobre o assunto. Esse escândalo obriga que os envolvidos prestem esclarecimentos para Manaus e o Brasil”, informou.

O Portal O Poder procurou a Polícia Civil para perguntar se existe, de fato, uma investigação em andamento sobre o vídeo de recebimento de dinheiro indevido e em espécie dentro da Prefeitura, como informado pelo Metrópoles. 

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que tomou conhecimento do fato envolvendo um suposto pagamento em dinheiro em uma secretaria municipal. O caso será apurado pela Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor)”, informou a PC, em resposta. 

Outro lado

O prefeito David Almeida disse ao Radar Amazônico que tomará providências e que haverá punição dos responsáveis. 

Ao Metrópoles, o proprietário do portal O Abutre, Elson Santos, negou que tivesse qualquer conhecimento sobre o vídeo e pontuou que não sabia sobre a entrega de dinheiro para um de seus funcionários.

“Esse homem que aparece nas imagens é meu motorista, trabalha levando minha filha para escola. Ele foi até a Secretaria de Comunicação sem o meu conhecimento e pegou esse dinheiro sem a minha anuência”, disse. Elson afirmou, ainda, que iria procurar a Polícia Civil amazonense para denunciar o caso.

Acionada, a Secretaria de Comunicação soltou nota oficial após ser procurada pela coluna:

“A pasta informa que tomou conhecimento do vídeo a partir da solicitação apresentada pelo site Metrópoles, encaminhada para o e-mail institucional nesta quarta-feira, 13 de março de 2024. A partir do conteúdo recebido, a Secretaria iniciará uma apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas”.

 

Da Redação com informações de Metrópoles

Foto: Reprodução

 

Últimas Notícias

Lançamento da pré-candidatura de Maria do Carmo tem participação de Dallagnol

A pré canditada Maria do Carmo Seffair oficializou neste sábado (20) a sua candidatura a prefeitura de Manaus. O...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!