David Almeida (Avante) e Alberto Neto (PL) se enfrentarão no segundo turno das Eleições 2024 para a Prefeitura de Manaus. A votação acontece no próximo dia 27.
Almeida e Neto foram os mais votados no primeiro turno do pleito municipal, realizado neste domingo, 6. David Almeida, que concorre à reeleição, teve 32,16% dos votos válidos. Já Alberto Neto recebeu 24,95%.
Amom Mandel (Cidadania) ficou em terceiro com 19,10% dos votos válidos, seguido por Roberto Cidade (União Brasil), 17%, e Marcelo Ramos (PT), 6,4%. Wilker Barreto (Mobiliza) teve 0,66% e Gilberto Vasconcelos (PSTU) teve 0,10%.
Todos os votos são contabilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas ficam fora da conta e serão validados apenas em caso de reversão da atual situação jurídica da candidatura nas instâncias superiores.
David Almeida
Atual prefeito de Manaus, David Almeida é formado em Direito e ingressou na carreira política em 2004, para ser vereador. Deputado estadual durante três mandatos seguidos, Almeida também assumiu o governo do Amazonas após a cassação de José Melo de Oliveira e o do seu vice pelo TSE, em 2017.
Tentou a eleição a governador do estado em 2018, mas saiu derrotado. Agora, tenta a reeleição para prefeito de Manaus pelo partido Avante. Como suplente do cargo está o empresário Renato Frota, também do Avante. A candidatura é apoiada pela coligação Avante, Manaus, com os partidos AGIR, PSD, DC, AVANTE E MDB.
Alberto Neto
Natural de Fortaleza (CE), Alberto Neto é um policial militar e político brasileiro. Nas eleições de 2018, foi eleito deputado federal pelo Amazonas, obtendo 107.168 votos totalizados (6,08% dos votos válidos). Em 2022 se reelegeu, com 147.821 votos, a segunda maior votação do estado.
O candidato é formado em Segurança Pública (UEA) e em Direito (UNICID), o parlamentar é pós-graduado nas áreas de Gestão Pública (UEA), Ciências Jurídicas (UNICID), Docência no Ensino Superior (La Salle).
Da Redação
Ilustração: Neto Ribeiro