Municípios que compõem a calha do Baixo Amazonas já têm o nome de seus prefeitos para os próximos quatro anos. Em algumas localidades a disputa foi acirrada em comparação a outras que tiveram números mais tranquilos.
Parintins
Mateus Assayag (PSD) venceu a eleição em Parintins. O candidato do atual prefeito, Bi Garcia, foi a escolha de 49,89% dos votos válidos.
Brena Dianná (União Brasil) ficou com 44,61%. Michele Valadares (Novo) teve 5,50% dos votos.
Parintins é um dos colégios eleitorais mais importantes do Amazonas.
Maués
Macelly Veras (PDT) foi eleita prefeita de Maués, neste domingo, 6. A candidata alcançou 54,76% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Mazzini Leite (PSD). O candidato foi a escolha de 45,24% dos eleitores.
Macelly Veras é natural de Maués, já atuou no ramo da odontologia e tem ensino superior completo.
Barreirinha
Em Barreirinha (a 330 quilômetros de Manaus), a vitória foi de Darlan Taveira (União Brasil), com 53,91% dos votos. O segundo colocado foi Ridson Barbosa (PT), com 44,41% dos votos e Luis Picanço (MDB) ficou em terceiro lugar na preferência dos eleitores, com 1,68% dos votos válidos.
Boa Vista do Ramos
O novo prefeito de Boa Vista do Ramos (a 270 quilômetros de Manaus) é Jarlem CB (PSD). O candidato obteve 56,03% dos votos válidos e derrotou o seu único rival na disputa.
Dr. Alexandre (MDB) recebeu 43,97% dos votos válidos. A votação foi tranquila no município.
Nhamundá
Também com apenas dois candidatos, Nhamundá (a 333 quilômetros de Manaus) reelegeu Marina Pandolfo (União Brasil). Ao todo, a prefeita reeleita recebeu 62,93% dos votos válidos.
A menos votada para o cargo foi Ana Cássia (MDB). A candidata ficou com 37,07% dos votos válidos.
Urucará
Três nomes concorreram ao cargo de prefeito de Urucará (a 212 quilômetros de Manaus). O vencedor foi Bosco Falabella (União Brasil) com 57,40% dos votos válidos.
Em seguida, aparece Mateus Garcia (PT), com 33,52% dos votos válidos. Ulisses Guimarães (MDB) foi o menos votado, com apenas 9,08% dos votos válidos.
São Sebastião do Uatumã
Eleitores de São Sebastião do Uatumã (a 245 quilômetros de Manaus) escolheram Jander Barreto (União Brasil) como prefeito. O novo mandato começa em 1º de janeiro de 2025, após alcançar 58,14% dos votos válidos.
Os demais candidatos eram Fernando Boto (MDB), que teve 24,93% dos votos, e Dra. Girlene Vasconcelos (PL), com 15,31%. O último colocado no pleito do município foi Carlos Barroso Foguetão (PDT), com 1,62% dos votos válidos.
Da Redação
Ilustração: Neto Ribeiro