janeiro 20, 2026 15:26

RR: Joenia Wapichana se apresenta como candidata à próxima vaga no STF

Em diálogos com interlocutores do Supremo Tribunal Federal e autoridades da Esplanada, a presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, expressou sua intenção de se candidatar à vaga que surgirá em outubro com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, que atualmente preside o STF.

Joenia sustenta que somente quando um representante indígena se tornar ministro da corte, questões cruciais para a população indígena serão priorizadas.

Com formação em direito pela Universidade de Roraima e mestrado em direito internacional pela Universidade do Arizona, Joenia possui qualificações que a habilitam para uma posição no Supremo. Os ministros são selecionados entre indivíduos com mais de 35 e menos de 70 anos, de reconhecido conhecimento jurídico e impecável reputação. A decisão final cabe ao presidente Lula (PT).

No evento de lançamento da primeira Constituição brasileira traduzida para a língua indígena (nheengatu), em São Gabriel da Cachoeira (AM), Joenia, Rosa Weber e a ministra Cármen Lúcia estiveram presentes. O nome da líder da Funai é apoiado por representantes da população indígena, incluindo o coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima, Edinho Batista Makuxi.

Contatada, Joenia refuta a ideia de que está buscando a posição e afirma que essa é uma iniciativa das lideranças indígenas. “As lideranças indígenas de Roraima falaram que seria importante para o Lula. Depois, nos Diálogos Amazônicos, os advogados indígenas da Amazônia também manifestaram apoio ao meu nome”, ressalta.

“Falei que [é] importante as mulheres estarem no STF, uma mulher indígena. E disse que na minha trajetória só está faltando contribuir no STF”, completa a presidente da Funai.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Estados da oposição foram os mais dependentes da União em 2025

Os estados governados por partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraram, em 2025, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!