setembro 20, 2024 13:25

RR: Joenia Wapichana se apresenta como candidata à próxima vaga no STF

Em diálogos com interlocutores do Supremo Tribunal Federal e autoridades da Esplanada, a presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, expressou sua intenção de se candidatar à vaga que surgirá em outubro com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, que atualmente preside o STF.

Joenia sustenta que somente quando um representante indígena se tornar ministro da corte, questões cruciais para a população indígena serão priorizadas.

Com formação em direito pela Universidade de Roraima e mestrado em direito internacional pela Universidade do Arizona, Joenia possui qualificações que a habilitam para uma posição no Supremo. Os ministros são selecionados entre indivíduos com mais de 35 e menos de 70 anos, de reconhecido conhecimento jurídico e impecável reputação. A decisão final cabe ao presidente Lula (PT).

No evento de lançamento da primeira Constituição brasileira traduzida para a língua indígena (nheengatu), em São Gabriel da Cachoeira (AM), Joenia, Rosa Weber e a ministra Cármen Lúcia estiveram presentes. O nome da líder da Funai é apoiado por representantes da população indígena, incluindo o coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima, Edinho Batista Makuxi.

Contatada, Joenia refuta a ideia de que está buscando a posição e afirma que essa é uma iniciativa das lideranças indígenas. “As lideranças indígenas de Roraima falaram que seria importante para o Lula. Depois, nos Diálogos Amazônicos, os advogados indígenas da Amazônia também manifestaram apoio ao meu nome”, ressalta.

“Falei que [é] importante as mulheres estarem no STF, uma mulher indígena. E disse que na minha trajetória só está faltando contribuir no STF”, completa a presidente da Funai.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Noiva, sogra, genro e irmã de David Almeida serão convocados pela CPI dos Contratos

Na manhã desta sexta-feira, 20, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), juntamente com o presidente da ‘CPI...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!