Em razão do ano eleitoral e o receio de manter os projetos de lei ainda em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente Joelson Silva (Patriota) anunciou, nesta semana, um tempo exclusivo para a apreciação de matérias que aguardam andamento do Legislativo municipal.
A reportagem do Portal O Poder buscou mais informações junto ao Departamento de Comunicação da casa legislativa com o objetivo de entender os procedimentos aplicados pelos vereadores para que os projetos evitem de ser engavetados por falta de análise na plenária.
A sessão plenária desta terça-feira, 20, foi interrompida para os parlamentares realizarem as devidas votações da pauta de projetos. O documento pode ser visto no final da matéria.
No total, conforme o Departamento de Comunicação da casa, foram apreciadas 14 matérias que devem seguir “para as demais comissões técnicas para análise e parecer”, sendo elas, a 2º Comissão de Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a 3º Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) e a 20ª Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente, da Juventude e do Idoso (COMDCAI).
Ao ser questionado sobre a previsão desses projetos irem à votação em plenário, o setor de Comunicação informou, sem entrar em detalhes, que elas irão ao plenária após passarem pelas devidas comissões designadas.
“Após análise das comissões, as matérias retornaram ao plenário para votação nas pautas extraordinárias”, pontuou.
Confira a pauta de votações da sessão do dia 20: PAUTA-EXTRAORDINÁRIA-20.10.2020
Ana Flávia Oliveira, para O Poder
Foto: Junio Matos