setembro 19, 2024 20:09

Com risco de perda do Fundeb, municípios correm para prestarem contas

Os municípios têm até amanhã, 31, para disponibilizarem as prestações de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que muitos não cederam às informações e relatam problemas com o sistema.

São mais de 80 municípios que não fizeram as prestações de contas na modalidade Valor Aluno Ano Total (VAAT), enquanto na modalidade Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR) há mais de mil entes pendentes. Esses números podem ser reflexo dos principais entraves da greve de servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da burocracia federal.

Essa ausência das habilitações pode ser reflexo da falta de capacidade técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação (FNDE), que encontra dificuldade em sanar problemas nas gestões municipais. Esses impasses podem acarretar  em impactos negativos e prejuízos financeiros para os municípios.

Amazonas tem 29 municípios sem prestação de contas 

Em julho deste ano, conforme divulgado pelo Portal O Poder, 29 municípios do Amazonas ainda não tinham enviado as prestações de contas do Fundeb. As documentações solicitadas são os dados contábeis, orçamentários e fiscais do ano anterior, essas informações devem ser disponibilizadas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

O alerta para os municípios é que, se não disponibilizaram as informações dos dados contábeis, orçamentários e fiscais de 2023 no Siope e no Siconfi, e caso não adotem essas medidas corretivas até 31 de agosto, os entes não receberão a complementação da União ao Fundeb.

 

 

Da Redação, com informações da CNM

Ilustração: Neto Ribeiro/O Poder

Últimas Notícias

Em reunião do G20, governador Wilson Lima destaca investimentos em CT&I para cadeias sustentáveis e defesa do meio ambiente

Durante reunião do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20, o governador Wilson Lima (União Brasil), destacou...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!