novembro 22, 2024 11:39

Pesquisa Eficaz mostra Amazonino Mendes com larga vantagem em relação a adversários

Terceira pesquisa eleitoral do Instituto Eficaz, divulgada neste fim de semana, mostra que o candidato da coligação “Juntos Podemos Mais”, Amazonino Mendes (Podemos), segue na frente com 27% das intenções de voto.

David Almeida (Avante) vem logo depois com 19,2% e Ricardo Nicolau (PSD) com 10,0% aparece em terceiro com chances de disputar o segundo turno e superando José Ricardo (PT), com 9,1%, que vinha se mantendo entre os três primeiros colocados.

Entre os candidatos que continuam na zona intermediária com as respectivas porcentagens de intenção de votos aparecem Coronel Menezes (Patriotas) 5,1%; Alfredo Nascimento (PL) 3,9%; Alberto Neto (Republicanos) 3,8%; Chico Preto (DC) 1,0%; Romero Reis (Novo) 0,8%; Gilberto Vasconcelos (PSTU) 0,4%; e Marcelo Amil (PCdoB), com 0,3%. Indecisos somam 7,7% e brancos e nulos, 10,8% aponta a pesquisa.

Rejeição

Apesar de liderar a pesquisa nas intenções de votos de acordo com o eleitor entrevistado, ao ser questionado sobre em quem ele não votaria de jeito nenhum, aparece o candidato Amazonino Mendes que possui 26,4% da rejeição do eleitorado, seguido por Alfredo Nascimento com 21,6%, Coronel Menezes com 5,4%, Marcelo Amil com 5,2%, David Almeida com 4,2%, José Ricardo com 3,9%, Chico Preto com 3,6%, Capitão Alberto Neto com 2,7%, Gilberto Vasconcelos com 2,5%, Ricardo Nicolau com 2,0%, Romero Reis 0,7%, não sabe 9,6% e nenhum deles 12,2%.

Quem vai estar no 2º turno

De acordo com os dados no levantamento para um eventual segundo turno, aparecem os dois candidatos mais bem posicionados na pesquisa, Amazonino Mendes possui 39,1% e David Almeida 39,4% da intenção de votos, indecisos somam 5,4% e brancos e nulos 16,1%. Analisando somente os votos válidos, Amazonino Mendes 49,8% e David Almeida com 50,2% das intenções de votos.

Primeira pesquisa

A primeira pesquisa da empresa Eficaz, divulgada no último dia 2 de outubro, apontavam Amazonino Mendes na época com 29,1% e aumentou para 29,8% e obteve uma leve queda para 27,9%, enquanto David Almeida perdeu 4,5 pontos percentuais, caindo de 22,6% para 18,1% e teve aumento de 19,2%.

Já Ricardo Nicolau vem subindo nas pesquisas e foi da oitava colocação 2,8% para a terceira com 11,7%, apresentado uma leve queda nesta última pesquisa para 10,0%. Apesar de ter perdido a terceira colocação, José Ricardo não perdeu pontos percentuais, ao contrário, foi de 6,0% para 6,1% e agora está com 9,1% empatado tecnicamente com Nicolau.

Disputa mais intensa

A nova pesquisa Eficaz, revela que a disputa eleitoral para a prefeitura de Manaus está mais intensa entre os candidatos, o crescimento significativo do candidato Ricardo Nicolau, que foi observado na segunda pesquisa, perde força e já apresenta um empate técnico com o candidato José Ricardo, o que significa que a disputa pela terceira posição está muito acirrada.

De acordo com as três pesquisas publicadas na Eficaz, Amazonino Mendes e David Almeida continuam com a maior probabilidade de disputa do segundo turno entre os candidatos, permanecendo estáveis durante todo o período.

As simulações de segundo turno publicadas durante o período, demonstraram ainda um empate técnico entre Amazonino Mendes e David Almeida, evidenciando uma disputa muito forte entre os dois candidatos. Outro ponto significativo a ser observado, é a troca na ordem dos candidatos entre os estudos, entretanto, se considerarmos a margem de erro de 3.2, temos um empate técnicos entre os candidatos José Ricardo, Coronel Menezes, Alfredo Nascimento e Capitão Alberto Neto, demostrando assim a complexidade de se estimar a sequência dos candidatos.

Confira aqui a pesquisa na integra

 

 

Da Redação do Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

ManausPrev vai pagar R$ 54 milhões para digitalizar documentos

A Manaus Previdência (ManausPrev) firmou um contrato no valor de R$ 54 milhões para serviços de digitalização de documentos....

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!