dezembro 1, 2025 12:33

Yara Lins toma posse para terceiro mandato e marca capítulo inédito na história do TCE-AM

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta segunda-feira, 1º, a Sessão Solene de Posse do novo Corpo Diretivo para o biênio 2026/2028. A cerimônia ocorreu no auditório da Corte de Contas.

Na solenidade, a conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues foi reconduzida à presidência do Tribunal, consolidando um momento histórico para a instituição já que, pela primeira vez, um conselheiro assumiu o comando do TCE-AM por três mandatos.

Também foram empossados os conselheiros Josué Cláudio de Souza Neto (vice-presidente), Luis Fabian Pereira Barbosa (corregedor-geral), Mario Manoel Coelho de Mello (ouvidor) e Júlio Assis Corrêa Pinheiro (coordenador-geral da Escola de Contas Públicas), que compõem o corpo diretivo responsável pela gestão no biênio 2026/2027.

Emoção e compromisso renovado

À imprensa, Yara Lins destacou a emoção diante da recondução ao cargo e afirmou seu compromisso com o fortalecimento da Corte.

“Eu me sinto profundamente emocionada por este momento histórico. Agradeço meus pares por mais uma vez, pela terceira vez, assumir a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas. E essa missão grandiosa a mim, enviada, eu aceito com muita responsabilidade, com humildade, agradecendo a Deus. E farei [o possível] para a credibilidade do nosso Tribunal e do nosso Estado”, afirmou.

A presidente também reforçou a importância da representatividade feminina e da igualdade no ambiente institucional. Na sua gestão, todas terão um espaço igualitária.

Transparência, educação e presença institucional

Em sua fala, Yara Lins ressaltou o papel estratégico da comunicação e da Escola de Contas para ampliar o alcance pedagógico do Tribunal e reforçar a transparência. A conselheira também apresentou as prioridades da sua gestão e a importância de equilibrar rigor na fiscalização com orientação técnica aos gestores públicos.

“As prioridades [na minha gestão] são celeridade e transparência, e cada vez mais o Tribunal vai ser presente nas ações, dando toda ênfase no cumprimento das responsabilidades constitucionais. A gente sempre procura superar na fiscalização, na rigidez, mas antes vamos fazer no Caráter Pedagógico, juntamente com a Escola de Contas, para cobrarmos, efetivamente, a responsabilidade na aplicação do dinheiro público.”

Encerrando sua fala, a presidente reafirmou o compromisso de aprimorar continuamente o trabalho do TCE-AM.

“Vamos aprimorar mais ainda o nosso mandato na celeridade, na transparência e no rigor das administrações públicas, no geral, municípios e capital com relação à aplicação do dinheiro público”, finalizou.

Estiveram presentes na cerimônia o governador do Estado, Wilson Lima, o vice Tadeu de Souza; o prefeito de Manaus, David Almeida, o vice Renato Júnior; o senador Omar Aziz, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, e demais autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de servidores, familiares e convidados.

Da Redação 
Foto: YouTube/TCE-AM

Últimas Notícias

Davi Alcolumbre faz críticas ao governo às vésperas da sabatina de Jorge Messias

No último domingo, 30, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, fez críticas públicas contra o governo em meio...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!