janeiro 15, 2025 10:37

CMM lembra vítimas da Covid-19 e cobra governo pelo pagamento aos profissionais de saúde

Em sessão plenária virtual realizada na manhã desta segunda-feira, 13, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizaram um minuto de silêncio para as vítimas do novo coronavírus no Estado, que já somam 62, reforçando a prática do isolamento para a população e citando o trabalho dos profissionais da saúde que estão diariamente lutando contra a Covid-19.

A vereadora Professora Jaqueline (Podemos) alertou em seu discurso a situação em que os profissionais da saúde são submetidos diante desta pandemia. “Nós temos o Delphina (Aziz) com a capacidade de 30% funcionando, onde nós poderíamos estar com leitos lá trabalhando, falta operacionalidade, boa vontade, pois recurso a gente sabe que tem do governo federal. Então a gente tem que salvar os nossos profissionais de saúde, os médicos estão todos doentes, daqui a pouco não teremos mais nem médicos para atender”, alertou.

O vereador Cláudio Proença (PMN) destacou que apesar dos agradecimentos e homenagens que os profissionais da saúde estão recebendo atualmente, eles precisam realmente é de reconhecimento.

“Ainda temos hoje funcionários da rede pública estadual com seus salários atrasados, médicos, enfermeiros, estão lá arriscando as suas vidas, essa é a grande verdade, estamos vendo um grande número de médicos e profissionais da saúde hoje se infectando com a pandemia do coronavírus e infelizmente não tem a alegria de viver com os seus salários em dia por parte do Estado”, manifestou o parlamentar, acrescentando essa situação é “vergonhosa, triste e lamentável”.

“Todos os esforços do Estado deveriam ser a saúde, mas colocando em dia os salários dos servidores, é triste nós dizermos parabéns, mas quais ações efetivas está se buscando para esses profissionais receberem os seus salários? Arriscando suas vidas e suas famílias passando dificuldades”, questionou.

O vereador Elias Emanuel (PSDB) reforçou a situação alarmante que Manaus se encontra diante da pandemia da Covid-19, revelando que já recebeu diversas mensagens de relatos da população que sofre com a falta de atendimento adequado.

“Tenho recebido várias mensagens do WhatsApp de pessoas que estão acometidas desse mal, nós temos relatos de pessoas que procuram o Delphina Aziz, vão para o 28 de Agosto, vão para o João Lúcio e retornam pra casa com gripe, tosse seca e dificuldade para respirar”, declarou o parlamentar.

O vereador Bessa (Soliariedade) parabenizou os trabalhos dos profissionais da saúde da Samel, abordando sobre a eficácia nos atendimentos à população, no entanto, ele cobrou da Prefeitura de Manaus, parte de suas secretarias, ações em relação ao combate a crise deixada pelo coronavírus.

“Falando dessas pessoas que estão totalmente desassistidas na cidade de Manaus, gostaria de perguntar onde está o secretário de Trabalho da Prefeitura de Manaus, do Empreendedorismo que não está fomentando as costureiras da cidade para confeccionarem máscaras para distribuir para as pessoas mais humildes?”, questionou Bessa alegando que Manaus “está indo para uma guerra sem armas”.

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Operação Overclean aponta para integrantes da cúpula do União Brasil

As informações coletadas pela Polícia Federal nas duas fases deflagradas no âmbito da Operação Overclean apontam a relação de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!