novembro 24, 2024 05:18

David Almeida assina termo com Ministério da Saúde para reforçar atendimento básico em Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o secretário de Atenção Primária da Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente, assinaram um Termo de Compromisso durante homenagem ao médico Raphael Parente, realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quinta-feira, 15.

Com o documento, o órgão ministerial enviará para a capital mais 600 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 30 equipes de saúde da família para ajudar no atendimento básico realizado pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Vocês viram o tamanho da importância que o Ministério deu para Manaus? Mais de 600 agentes e 30 equipes da família. Isso não é pouco. É um trabalho conjunto, ninguém faz nada só”, comentou o chefe do Executivo Municipal.

O termo também contempla o credenciamento de duas unidades de saúde da família, garantindo o funcionamento em horário estendido até as 21h. além disso, uma equipe de avaliação e acompanhamento das medidas terapêuticas de transtorno mental e conflito com a lei e autorização para que 87 equipes de saúde da família possam receber custeio por meio do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS).

O gestor Municipal agradeceu ao esforços do Ministério da Saúde no combate à Pandemia e ressaltou o trabalho da Prefeitura neste período. Ele também manifestou a vontade de fazer o atendimento básico em Manaus tornar-se referência para toda a América Latina.

“O doutor Rafael esteve conosco no início de janeiro em razão da pandemia. Ele ajudou muito a cidade de Manaus. Foram mais de 108 médicos enviados para reforçar os atendimentos. Vamos fazer a reforma de 68 UBS [Unidades Básicas de Saúde], construir mais 20 de porte 4, tudo isso em parceria com o Ministério da Saúde, ainda da época do ministro Pazzuelo, e agora com o ministro Queiroga. Ações que foram feitas no passado, estão sendo feitas no presente e também virão para garantir, no futuro, uma melhor condição da saúde básica e primária da nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

Honraria 

A entrega da Medalha de Ouro Cidade de Manaus foi proposta pelo vereador Raiff Matos (DC), como uma forma de agradecimento ao trabalho do médico e secretário de Atenção Primária da Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente, pela atuação durante a segunda onda da pandemia da Covid-19 em Manaus.

“Essa honraria foi pelo trabalho que o Ministério da Saúde fez em janeiro, tanto à época quanto agora. Tivemos muitas entregas naquele momento, talvez a principal tenha sido os 108 médicos que estão sendo pagos integralmente pelo MS até fevereiro de 2022, que permite com que todas as UBS de Manaus estejam abertas e atendendo de forma plena. Inclusive, estive em uma e vi o povo sendo atendido, sem reclamação e é assim que a gente espera que seja. O que a gente puder fazer como Ministério da Saúde, a gente vai fazer por Manaus”, comentou Parente.

A Sessão Solene de outorga da Medalha de Ouro aconteceu nesta quinta-feira, 15, no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Além de David Almeida, o vice, Marcos Rotta, e a secretária da Semsa, Shádia Fraxe, estavam presentes no evento, além de outros secretários municipais e os vereadores da Casa Legislativa.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Ruan Souza/Semcom

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!