setembro 8, 2025 15:33

Deputado defende que comunidades se tornem municípios no Amazonas

A criação de dois novos municípios no Amazonas, sendo um no distrito de Novo Remanso, em Itacoatiara, e outro na comunidade Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, foi o tema do discurso do deputado Tony Medeiros (PL), nesta quarta-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O parlamentar citou a Emenda Constitucional nº 15, que condiciona a criação de municípios a uma Lei Complementar que não vem sendo cumprida. “A criação de cinco municípios no Brasil, em 2013, sem precisar dessa Lei Complementar, me chamou a atenção. Ou eles foram mais competentes que nós ou não houve legalidade. Em Santa Catarina criaram um município com menos de 10 mil habitantes. No Rio Grande do Sul, criaram o município de Pinto Bandeira. Ontem, no Pará, foram aprovados dois projetos para plebiscito em mais dois municípios, o São Félix do Xingu e Marabá, que vão desmembrar”, alfinetou.

Tony Medeiros afirmou, ainda, que a criação de municípios era responsabilidade das Assembleias Legislativas. “A Lei Complementar fez essa Casa desistir de criar municípios. O Novo Remanso tem mais de 20 mil habitantes e estamos fazendo todo o estudo de viabilidade para lutar pela criação de novos municípios. Santo Antônio do Matupi em Manicoré precisa da sua emancipação. Já tratamos em várias legislaturas e falei por muitas vezes sobre a Lei Complementar. As propostas tramitam no parlamento federal e os requisitos dessas leis não saíram nunca, mas estão criando novos municípios. Vou lutar para a criação de novos município no Amazonas”, ressaltou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!