A Prefeitura de Manaus deve enviar um Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) que cria uma Fundação Municipal do Esporte e Lazer. O anúncio foi feito pelo vereador Caio André (PSC), no Grande Expediente da Casa Legislativa, nesta terça-feira, 31.
“Sem uma Pasta voltada para este tipo de política pública, o Esporte acaba enfrentando dificuldades na cidade de Manaus como, por exemplo, a implementação de atividades voltadas para a iniciação esportiva ou para desporto comunitário”, explicou o vereador.
De acordo com o parlamentar, o Projeto de Lei deve ser encaminhado ainda esta semana pelo Executivo Municipal. Caio André ressaltou que tem esperanças que a prefeitura tenha um orçamento “mais robusto” em 2023 para a área do esporte na capital amazonense. O vereador Raulzinho (PSDB) disse que a prática do esporte pode diminuir o índice de criminalidade e que a criação da Fundação pode diminuir a burocracia para projetos esportivos chegarem às comunidades. Ivo Neto (Patriota) ressaltou que o Esporte dentro do Município será fortalecido entre o Poder Público e os atletas.
A retomada de uma possível Pasta Municipal voltada para o Esporte e Lazer é um assunto antigo no plenário Adriano Jorge. Vários vereadores já pediram de forma verbal e por documento que a atual gestão municipal considerasse um possível retorno da “finada” Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semjel) que, atualmente, está como subsecretaria. Recentemente, o prefeito David Almeida (Avante) trocou o titular do órgão, o que foi comemorado pelos parlamentares.
Até a publicação desta matéria, o Sistema de Apoio ao Plenário (SAPL) da Casa Legislativa não registrou nenhum projeto do Executivo Municipal com este teor.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Divulgação