janeiro 19, 2025 10:17

Tribunal Regional Eleitoral divulga balanço final das Eleições 2022 no Amazonas

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) classificou o Segundo Turno das Eleições 2022 como um dos mais tranquilos, transcorrendo de forma pacífica, ordeira e segura em todo o estado.

Em coletiva de imprensa, realizada logo após o encerramento do pleito neste domingo, 30,, o presidente do TRE-AM, Jorge Lins, agradeceu a todos aos servidores e colaboradores pelo empenho dedicado ao processo eleitoral deste ano e fez um balanço do trabalho realizado neste segundo turno.

“Conduzir as Eleições de 2022 foi um trabalho árduo, mas foi executado com maestria por todos da equipe do Tribunal Regional Eleitoral. Por isso, hoje é um dia de muita alegria, fruto de muita dedicação e comprometimento de todos que fazem parte desta Justiça Especializada. Agradecemos ainda a todas as instituições que nos ajudaram, pois, sem elas, não seria possível realizarmos estas eleições”, disse Jorge Lins.

O presidente também destacou a participação da população nos colégios eleitorais. Conforme os dados divulgados, apenas 20,2% dos eleitores aptos não compareceram aos locais de votação. Número parecido com o do primeiro turno, quando a abstenção registrada foi de apenas 20,1%.

Além do presidente do TRE-AM, participaram da coletiva a vice-presidente e corregedora eleitoral, Carla Reis, a diretora geral do TRE-AM, Melissa Lavareda, o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, representantes do Ministério Público Federal e do Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU).

Denúncias

Ao todo, a Tribunal Regional Eleitoral recebeu apenas 16 denúncias de propaganda irregular, como o uso de alto-falantes e distribuição de santinhos, e registrou quatro representações por veiculação de notícia falsa na internet e divulgação de pesquisa irregular. Houve ainda a substituição de 59 urnas eletrônicas em Manaus e interior.

Durante o pleito, foram registrados casos de falta de energia em duas comunidades do município de Lábrea, devido ao rompimento de cabos subaquáticos, e quedas de energia em três comunidades do município de Nova Olinda do Norte. Apesar do problema, não houve paralisação em nenhum dos locais de votação.

“Isso não impediu, nem retardou a votação nesses locais. As urnas têm bateria interna e nós também enviamos baterias externas. Além disso, o TRE-AM enviou combustível, especialmente para as duas comunidades de Lábrea, para assegurar o abastecimento de energia elétrica nos locais de votação. Por isso, não havia perigo de a eleição não finalizar por falta de energia”, detalhou a diretora geral, Melissa Lavareda.

Eleitor compareceu

Dados do TRE-AM apontam que 80% da população apta a votar compareceu aos seus locais de votação, neste domingo. Atualmente, o estado conta com 2.647.748 eleitores.

Ocorrências policiais

Do ponto de vista da Segurança Pública, o segundo turno também foi considerado tranquilo. Conforme o secretário de Segurança, Carlos Alberto Mansur, seis pessoas foram conduzidas às delegacias para prestar esclarecimentos, mas foram liberadas. Houve também uma apreensão de arma de fogo e três casos de boca de urna.

Resultado

Até 18h, mais de 90% das urnas eletrônicas já estavam apuradas, indicando a reeleição do candidato Wilson Lima.

 

Da Redação, com informações da assessoria de imprensa

Foto: Divulgação 

 

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!