Duas vias estaduais do Pará serão leiloadas. O processo de privatização da PA-150 e da Alça Viária já é certo e foi publicado no Diário oficial ainda em março de 2022.
No entanto, no dia 28 de fevereiro um trecho da a PA-150 cedeu e formou uma grande cratera após fortes chuvas. A situação aconteceu 24 horas depois que a estrada do Moju cedeu. Um caminhão que transportava grãos tombou na estrada, que está se desfazendo com o período chuvoso. Motoristas, moradores, passageiros e comerciantes estão ilhados e apavorados pela impossibilidade de ir de um município para outro devido à interrupção no tráfego das duas estradas mantidas, até então, pelo governo do Estado.
Na PA-481, em Barcarena, também houve rompimento de dois bueiros, após cheia de rios próximos. O trecho da estrada de Moju que cedeu fica na PA-252, entre Acará e Moju, e está interrompida desde o último dia 27. A via também sofreu rompimento causado pela água.
O processo de leilão de vias públicas é o primeiro da história do Pará, de acordo com Helder Barbalho, e integra um pacote de privatização que envolve ainda as rodovias PA-475, PA-252, PA-151 e PA-483.
Questionado pelo Portal O Poder se as vias ainda serão privatizadas nessas condições ou passarão por reforma, o governo do Pará não respondeu até a publicação desta matéria.
Hector M S Silva, Portal O Poder
Ilustração: Hector M S Silva