fevereiro 22, 2025 16:38

TRE-AM inova e dá posse aos novos presidentes do órgão em solenidade virtual

Os desembargadores Aristóteles Lima Thury e Jorge Manoel Lopes Lins foram empossados presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), para o biênio 2020-2022 em cerimônia virtual na manhã desta quinta-feira, 7. O ato solene de forma on-line é inédito na história da magistratura amazonense e, aconteceu, em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Paralelamente, o desembargador João Simões realizou o seu discurso de despedida da presidência do tribunal e, agradeceu a trajetória que obteve durante seu período como magistrado e gestor da Justiça eleitoral amazonense.

“O momento é de muita felicidade e também de antecipada saudade, nos últimos quatro anos a Justiça Eleitoral amazonense preencheu boa parte dos meus dias, e noites também’,’ declarou o desembargador que fez uma ordem cronológica da sua atuação no TRE-AM.

Ainda em seu discurso, Simões destacou o trabalho empenhado de magistrados, servidores e colaboradores, que juntos, proporcionaram “frutos sólidos” ao Tribunal Regional do AM, reforçando a sua 4ª posição de 90 avaliados, como o melhor Tribunal do país, no ano de 2019, sendo agraciado com o selo diamante, pelo Conselho Nacional de Justiça.

Além disso, o Tribunal Regional também recebeu a 3ª posição no ranking da transparência, sendo o mais transparente do Brasil dentre 93 tribunais avaliados.

“Assim, com o encerramento do nosso biênio, como presidente dessa Corte Eleitoral é também o momento de agradecer a todos aqueles que participaram desta trajetória”, disse Abdala que agradeceu individualmente cada desembargador que compõe o pleito, seguido de colaboradores e servidores.

O então empossado presidente do TRE-AM, desembargador Aristóteles Thury, destacou em seu pronunciamento os empecilhos enfrentados nas eleições anteriormente, no início da sua carreira e no decorrer de sua trajetória.

“Lá se vão quarenta anos, dos quais passei onze anos na judicatura do interior, começando por Tapuruquara do denominado município de Santa Isabel do Rio Negro, fiz viagem em pequenas embarcações, enfrentando águas calmas, vários banzeiros e procelas desses nossos rios rebeldes”, disse afirmando que atualmente, enfrentará com mais sabedoria e coragem mais uma etapa da sua vida.

O termo de posse foi lido pelo mestre de cerimônia, secretário judiciário Walber Oliveira.

Além dos desembargadores que compõem o pleito do TRE-AM, a cerimônia virtual de posse também contou as presenças do governador Wilson Lima (PSC); do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) desembargador Yedo Simões; da Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Albuquerque; do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior presidente do Tribunais Regionais Eleitorais; do procurador-geral do município, Rafael Albuquerque , representando o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho Davi Aves de Melo, representando o presidente do TRT-11 e; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), Aurélio Choy.

 

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!