novembro 15, 2024 19:54

A cinco meses de finalizar mandato, Bi Garcia ainda não iniciou obras do lixão de Parintins

Nove meses após assinar um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) junto ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE) em outubro do ano passado, para acabar com o lixão do município de Parintins, o prefeito Frank Bi Garcia (DEM) ainda não iniciou as obras e o lixão a céu aberto segue funcionando.

O TAG foi assinado no dia 21 de outubro do ano passado e estabelecia prazo de até 24 meses para que o município acabe com o lixão e comece a fazer a destinação correta.

O documento tem 13 cláusulas e solicita que a Prefeitura de Parintins implante medidas de compensação, construção de um aterro sanitário conforme a Lei de Resíduos Sólidos, além de adoção da remediação do bairro Djard Vieira, que foi um dos principais impactados pelo lixão.

Segundo denúncias, indicam atrasos na implantação das medidas para o lixão, que fica localizado atrás da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), gerando revolta aos moradores das proximidades, que têm que conviver diariamente com o forte odor.

Segundo o TAG, em caso de descumprimento, o acordo pode ser rescindido e a prefeitura multada em até R$ 64 mil pelo TCE-AM, além de penalidades proporcionais ao dano ambiental.

Estudo no Pará

Em julho de 2019, Bi Garcia, em companhia do secretário de obras do município, viajou para o município de Oriximiná, no Pará, para conhecer o sistema de tratamento de lixo da vila Porto de Trombetas

À época, durante a visita técnica, o prefeito verificou que a região onde funciona o tratamento de lixo em Porto de Trombetas tem características geográficas que se assemelham a Parintins. Diante disso, ele anunciou que seria feito um estudo para a implementação do mesmo sistema de tratamento de resíduos em Parintins para dar uma solução definitiva à problemática do lixo.

Segundo divulgado no ano passado, o sistema de tratamento de lixo utilizado em Porto de Trombetas é feito por meio de coleta seletiva e um aterro dotado de usina de compostagem.

Sem respostas 

O Poder tentou contato com o prefeito de Parintins, Bi Garcia, para questionar sobre o andamento dos trabalhos para acabar com o lixão e implantar as medidas acordadas junto ao TCE e também se o estudo que seria feito após a visita ao Estado do Pará foi realizado. Sem sucesso.

 

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Nova ‘rota da seda’ será importante para ZFM

As imponentes silhuetas dos guindastes do novo megaporto de Chancay, no norte de Lima, refletem a magnitude da infraestrutura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!