Por indicação do governador Wilson Lima (PSC), que conversou com o presidente da Executiva Nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidelix, o diretor da Empresa de Processamento de Dados (Prodam), José Nilmar Alves de Oliveira, o pastor Nilmar, vai assumir a direção estadual do PRTB, no lugar do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB). Além de Neto, o presidente do diretório municipal da sigla, deputado Fausto Júnior também vai deixar o comando.
Josué Neto perde a direção do PRTB no Amazonas cinco dias depois da Assembleia Legislativa mudar a Constituição Estadual para antecipar a eleição do novo presidente da casa e eleger Roberto Cidade (PV) para o biênio 2021/2022 e Josué ter sido acusado pelos deputados da base governista de estar dando um golpe para cassar o mandato do governador Wilson Lima.
O novo presidente do PRTB, Nilmar Alves confirmou à reportagem do Portal O Poder nesta terça-feira, 8, que a publicação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), oficializando o seu nome como presidente estadual deve ser feita entre hoje e amanhã.
“Houve uma articulação entre o governador Wilson Lima e o presidente Levy Fidelix para que houvesse essa mudança no PRTB do Amazonas. E também, o presidente Levy Fidelix esperava que o PRTB tivesse uma candidatura para Prefeitura de Manaus para que pudesse ter um nome lá na cidade, um expoente para as eleições de 2022 conforme foi acordado com o deputado (Josué Neto) que presidia o partido”, explicou.
Ao ser questionado como pretende encarar esse novo desafio de comandar o PRTB no Amazonas e se tinha alguma nova recomendação da Executiva Nacional para o Amazonas, Nilmar Alves foi enfático.
“Primeiro eu me senti muito honrado pelo convite do governador Wilson Lima e do presidente Levy Fidelix para assumir a presidência da Executiva Estadual no Amazonas. E também desafiado porque o PRTB tem em suas fileiras o vice-presidente da República (coronel José Mourão) que seguramente terá um papel preponderante no partido nas eleições de 2022. Precisamos trabalhar no Amazonas para dar ao PRTB a dimensão que ele tem que ter para comportar o vice-presidente da Republica no seu quadro”, afirmou.
Nilmar ainda confirmou que o presidente municipal da sigla que vai substituir Fausto Júnior será Rodrigo Lima ex-PSC que está retornando para o PRTB. “O presidente do diretório municipal é o Rodrigo Lima ele é ex-secretário executivo estadual do PSC no Amazonas é também um administrador partidário de longa data, já foi do PRTB e está retornando agora”, destacou.
Josué diz que está conversando
O presidente da Aleam, Josué Neto afirmou a reportagem que está conversando com Levy Fidelix que é o presidente nacional do PRTB que ele tem o maior respeito. Sobre a possibilidade de deixar o PRTB, Josué preferiu ser diplomático no momento.
“Não há oficialidade sobre isso. Mas tenho conversado com o presidente Levy Fidelix. Ele é o presidente nacional e tem meu respeito e minha gratidão. Sou uma pessoa que criei sentimento pelo PRTB porém o futuro a Deus pertence. Ainda não houve a oficialidade é demais informações”, afirmou.
Ao ser questionado se havia a “mão” do governador Wilson Lima que teria pedido a sua saída da direção estadual do partido Josué Neto não confirmou, mas também não descartou a possibilidade.
“Pode ser que sim e pode ser que não. O presidente Fidelix é quem comanda o partido nacionalmente”, concluiu.
O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com a assessoria de imprensa do deputado Fausto Júnior para repercutir com o deputado a sua saída da direção municipal, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação