novembro 21, 2024 22:34

TJ-AM define nesta terça-feira lista tríplice para vaga de desembargador

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) vai escolher nesta terça-feira, 30, durante sessão do pleno, os três nomes que vão disputar a cadeira deixada pelo desembargador Djalma Martins na Corte do Judiciário do Estado.

Os três nomes serão retirados da lista sêxtupla dos promotores Justiça enviada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), na última sexta-feira, 27. Os nomes dos escolhidos serão repassados ao governador Wilson Lima (PSC), que vai decidir quem vai ser o novo desembargador, pelo Quinto Constitucional, destinado ao órgão ministerial na vaga deixada por Djalma Martins, que se aposentou em fevereiro deste ano.

Entre os seis nomes escolhidos estão o da promotora Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, irmã do ministro Mauro Campbell e teve 107 votos na eleição interna do MPAM, e favorita para ser escolhida pelo governador Wilson Lima para a vaga de desembargador.

De acordo com fontes ligadas ao governo estadual, Wilson Lima já teria decidido pelo nome da promotora Vânia Marques para a vaga de desembargadora e só estaria esperando receber a lista tríplice para cumprir o rito e anunciar quem vai ocupar a vaga.

Além de Vânia Marques, também estão na disputa os promotores Paulo Stélio Sabbá Guimarães, 27 votos; Luiz Alberto Dantas de Vasconcelos, 19 votos; Mário Ypiranga Monteiro Neto, 9 votos; Carlos José Alves de Araújo, 4 votos; e Mirtil Fernandes do Vale, dois votos.

 Entenda o Processo

O processo de escolha começa com uma lista sêxtupla formada pelo Ministério Público, após a escolha dos seis candidatos – feita por meio de votação de uma Comissão Eleitoral composta por Promotores de Justiça. A lista é encaminhada ao Tribunal de Justiça do Estado, que escolhe três desses seis pretendentes, numa lista tríplice. A escolha final é feita pelo Governador do Estado.

O Portal O Poder entrou em contato com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), para confirmar a escolha do governador Wilson Lima, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!