Roraima – A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), publicou no Diário Oficial do Município desta última quarta-feira, 1º, uma nova portaria que garante reajuste no valor de cachês artísticos pagos a músicos e outros profissionais da arte, além de incluir um maior número de categorias e segmentos a serem contemplados em futuros editais.
A portaria estabelece os parâmetros e critérios para o pagamento de prestação de serviços do segmento cultural e artístico, executados em eventos de grande, médio, pequeno e micro porte.
O reajuste da tabela de cachês envolve: bandas; solo e dupla; DJs; apresentação via internet (formato live); grupos culturais, artísticos e circenses; teatro, dança, performance e outras apresentações congêneres artísticas; exposição, mostras e instalações, artes plásticas, vídeo e congênere.
Além disso, a tabela pró-labore foi ampliada, agora contemplando cursos, oficinas e workshops culturais e artísticos; julgadores (em festivais, concursos culturais, artísticos, turísticos e esportivos); parecerista, além de apresentadores e locutores de eventos.
“É com muita alegria que anunciamos mais esse benefício para o segmento cultural, no intuito de valorizar nossos artistas locais e o que é produzido aqui. Essas tabelas têm o objetivo de nortear e facilitar o credenciamento em futuros editais, tornando o processo de contratação mais rápido e dinâmico”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Os valores estabelecidos nas tabelas serão reajustados anualmente, conforme Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do ano anterior, valorizando economicamente os artistas boa-vistenses.
Da Redação O Poder
Com informações da SEMUC
Foto: Divulgação/SEMUC