Depois de perder o primeiro turno, Carol Braz (PDT) declarou apoio no segundo turno ao candidato ao governo do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), na última terça-feira, 4. No entanto, a ex-candidata ao governo criticou o senador por ter sido machista com a mediadora do debate da TV Norte, a jornalista Márcia Dantas, realizado na última quinta-feira, 29.
“Quero me solidarizar a você, Márcia Dantas, como mulher, pelo triste ato de machismo praticado pelo candidato Eduardo Braga que acha que pode, porque é homem, ofender uma mulher”, disse na semana passada.
Após o ato de solidariedade, o debate seguiu normalmente. Braz ainda chegou a postar um vídeo nas redes sociais relembrando o caso. “É este tipo de conduta que afasta muitas mulheres da política e nós temos que romper com esse machismo e desrespeito. Mostrar que homens e mulheres podem estar juntos em muitos lugares”, disse no vídeo.
Por outro lado, Braga disse que tanto Carol Braz quanto o ex-candidato Henrique Oliveira (Podemos) criaram factoides contra ele. “Essa é a verdade!!! Mais uma vez candidatos criam factoides para me atacar. Ouça a verdade! Não caia em mentiras dos desesperados por votos!”, escreveu Braga na legenda de um vídeo onde nega que tenha ofendido a jornalista.
A ex-candidata esqueceu todas as críticas feitas a Braga e, aparentemente, o senador também. O ambiente é tão pacífico que Braz apagou os vídeos de suas redes sociais para reforçar a nova amizade.
Entenda o caso
A confusão começou no 2º bloco do debate da TV Norte, realizado na última quinta-feira, 29, quando Braga disse a mediadora Márcia Dantas que ela estava “equivocada” e ele teria o direito de fazer mais uma pergunta para outros candidatos, e não apenas ao candidato Henrique Oliveira (Podemos).
No dia, após consultar a produção, a jornalista comprovou que quem estava errado era Eduardo Braga. Foi necessário estender o horário do intervalo por conta de uma confusão que aconteceu nos bastidores.
De acordo com fontes que estavam no estúdio, durante o intervalo, Eduardo Braga se exaltou com Márcia e disse que “ela não sabia fazer o trabalho de mediadora”. Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver a apresentadora falando nos bastidores: “Levantar a voz para mim por que eu sou mulher? O senhor me respeite”, diz ela enquanto os funcionários do veículo tentavam acalmá-la.
Márcia Dantas chegou a escrever um texto contando o que aconteceu. Ela frisou que se sentiu diminuída enquanto profissional e mulher.
Outro lado
Carol Braz se posicionou após sofrer críticas pelo apoio a Braga. Ela falou que conversou com Eduardo Braga e com a jornalista e que tudo foi resolvido. “O que nós temos que debater agora é muito maior que isso. É o futuro do nosso Amazonas”, disse, ressaltando que não iria se omitir neste segundo turno. O vídeo foi postado em seu perfil nas redes sociais.
Veja vídeos deletados de rede social:
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Acervo O Poder