novembro 24, 2024 05:39

Mulheres estão fora da primeira lista do Lula

Prometida ao longo da campanha eleitoral, a paridade de gênero na futura composição da Esplanada ficou para um segundo momento. Durante o anúncio da primeira leva de ministros de Lula (PT) apenas uma mulher ocupava espaço no palco: Gleisi Hoffmann figurou à esquerda do presidente eleito depois de ter sido rifada entre os cotados para assumir alguma pasta.

Fazenda, Defesa, Justiça, Relações Exteriores e Casa Civil, este último par a qual inicialmente Gleisi teve o nome ventilado, serão comandados por homens. Todos acima dos 50 anos e brancos (apesar de Lula ter afirmado que Dino poderia se dizer pardo ao IBGE). Os designados foram Fernando Haddad, José Múcio Monteiro, Flávio Dino, Mauro Vieira e Rui Costa.

“Alguém deve estar com alguma pergunta preparada. Mas, Lula não tem mulheres? Não tem negros?”, afirmou o presidente durante o anúncio como forma de antever críticas. “Vai chegar uma hora em que vocês vão ver mais mulheres aqui do que homens. Vai chegar a hora em que vocês vão ver a participação de muitos companheiros afrodescendentes”, acrescentou.

Para que a paridade de gênero ocorra na atual gestão, caso a próxima Esplanada conte com 33 ministérios, é preciso que o governo Lula indique aproximadamente 20 mulheres daqui pra frente.

Com informações de O Antagonista

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!