Aliado do governador Wilson Lima (União Brasil), o deputado estadual Dr. Gomes (PSC) é o novo líder do Podemos no Amazonas. O parlamentar confirmou, com exclusividade ao Portal O Poder, que assumiu a liderança do partido no Estado por conta da incorporação do PSC ao Podemos, realizada em novembro do ano passado.
A sigla mantém o nome Podemos e adota o 20 como número de urna. Até então, o número pertencia ao PSC. Ao se tornarem uma sigla só, Podemos e PSC terão, em 2023, uma bancada de 18 deputados federais e sete senadores. Será a oitava maior bancada da Câmara.
Nas eleições de outubro do ano passado, o PSC não atingiu a cláusula de barreira – regra que estipula a quantidade mínima de parlamentares e de votos em todo o país que um partido precisa obter para manter acesso a algumas verbas e direitos. Portanto, o PSC perderia, este ano, acesso aos fundos Eleitoral e Partidário, além de tempo de televisão e vaga nos debates das eleições 2024 e 2026, por exemplo.
Os nomes de Dr. Gomes e dos também deputados Dan Câmara e Alessandra Campêlo, que cumprem mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), já constam no site nacional do Podemos.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder