Lula se aproxima ainda mais
O convite para um encontro informal após o recesso de fim de ano foi feito pelo presidente Lula ao deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos. A iniciativa ocorreu durante a sessão solene de promulgação da PEC da reforma tributária, realizada na quarta-feira, 20, no plenário da Câmara. Desde o ano passado ele já tinham esse contato, pois era muito evidente às chances do vice presidente da Câmara e vice presidente dos Republicanos, Marcos Pereira ser o sucessor de Lira.
Marcos Pereira, que também é 1º vice-presidente da Câmara, subiu à mesa diretora para cumprimentar Lula e demais autoridades presentes. Durante esse cumprimento, que envolveu aperto de mãos e abraço, o presidente expressou sua satisfação em ver o líder partidário.
Embora afirme a independência do Republicanos, Marcos Pereira deu seu aval para que o partido assumisse o Ministério dos Portos e Aeroportos no governo Lula em setembro de 2023. Esse movimento estratégico visa uma aproximação tática com o Palácio do Planalto, vislumbrando a candidatura de Pereira à sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara em 2025.
Pereira aceitou o convite e embarcou com Lula no avião presidencial rumo a São Paulo no final da tarde da quinta-feira (1º/2). O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também foi junto.
No voo, segundo relatos, Lula e Pereira conversaram sobre a regulamentação da reforma tributária, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e sobre futebol. A sucessão de Lira não teria abordada.
Silas prestigiado
Isso tudo são enredos para uma possível ‘salvação’ do deputado Silas Câmara para o seu processo de cassação, porque a força política dos Republicanos vai aumentar, tendo como presidente da casa dos deputados o deputado federal Marcos Pereira, no qual Silas usufrui de grande prestígio, já que são amigos pessoais e coligionarios do mesmo partido.
Marcos Pereira sempre esteve ligado ao Amazonas, pois foi ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC no governo do Michel Temer, chegando a presidir uma reunião do CAS na Zona Franca de Manaus.
Da redação para Portal O Porder, com informações de do portal Metrópole.
Imagens: divulgação.