Conforme alertou o diretor do Instituto Pontual Pesquisas, Eric Barbosa, as primeiras composições entre os pré-candidatos a prefeito de Manaus começaram a acontecer com mudanças no tabuleiro político. Um dos exemplos é a “aliança” entre os candidatos Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo (Novo), que pode ser a vice da chapa do deputado bolsonarista.
Eric Barbosa ainda falou sobre a novidade na última pesquisa do Instituto Pontual, divulgado na segunda-feira, 21, quando explicou que deve-se observar os eleitores que já decidiram em quem vão votar e aqueles que ainda não decidiram. Estes últimos podem ser decisivos no resultado final da eleição.
“A gente sabe que o período eleitoral é marcado por vários momentos, ou seja, nós temos hoje pré-candidatos. Pelo que a gente conhece de bastidores aqui no Amazonas, não estranhem se nomes que estão aqui virarem vices de outros e se outros saírem da disputa. Então, não temos o quadro fechado. Mas, a Pontual perguntou do eleitor nos bairros de Manaus se eles já tinham tomado uma decisão de votar nesse pré-candidato em questão. E do total da amostra tem 52,7%, hoje, dos eleitores manauaras que dizem que o seu voto já está certo. Na eleição, ele não vai mudar. Mas, olha que interessante, 35,7% dos eleitores não decidiram o voto e 11,6% não souberam opinar em relação a isso. Ou seja, nós temos de um lado 52,7% de eleitores afirmando que estão decididos e cerca de 47% que ainda não fecharam a questão sobre o candidato em que vão votar a Prefeitura de Manaus”, afirmou Eric Barbosa, ao dizer que esse cenário pode ser decisivo para os candidatos.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução