maio 12, 2025 19:44

Emendas PIX recebidas por municípios amazonenses deverão ser investigadas

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou Procedimento de Acompanhamento para fiscalizar a transferência e a efetiva aplicação de recursos federais oriundos das Emendas PIX por municípios amazonenses. O objetivo é assegurar a transparência ativa, a rastreabilidade dos valores transferidos e a fiscalização preventiva e contínua.

O órgão ministerial levou em consideração a Lei 8.080/1990. A norma, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde, instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, estabelece as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, e regula a organização e o funcionamento dos serviços de saúde

Envios

No ano passado, foram enviados R$ 279 milhões em emendas PIX para cidades que não fizeram essa prestação de contas. Ou seja, não se sabe para que foi usado esse dinheiro.

O intuito desses procedimentos era recomendar a inserção de dados no Transfere.Gov, do governo federal, e a abertura de contas específicas para receber os recursos. Agora, ao constatar que muitos municípios não adotaram essa medida, o MPF recomendou que sejam ajuizadas ações criminais contra os prefeitos por crime de responsabilidade, configurado pela omissão em prestar contas de dinheiro público.

 

 

Da Redação

Últimas Notícias

Zona França de Portas Abertas leva acadêmicos de ciências humanas e biológicas a empresa do PIM

Mais duas empresas receberam, em maio, a ação do “Programa Zona Franca de Portas Abertas”, no Polo Industrial de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!