fevereiro 21, 2026 03:43

Em Lábrea, PMDB é intimado a explicar irregularidades em contas de 2016

Em Lábrea, a 852 quilômetros de Manaus, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) foi intimado a prestar esclarecimentos sobre irregularidades e impropriedades encontradas no exercício financeiro da campanha das eleições de 2016. O documento foi divulgado no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Conforme o órgão, a sigla partidária ainda não apresentou nenhuma manifestação a respeito dos erros encontrados. Entre as irregularidades estão a omissão na entrega de prestações de contas parciais, descumprimento quanto à entrega dos relatórios financeiros de campanha no prazo, e divergência quanto ao cadastramento dos prestadores de contas e aqueles que
se encontram na base de dados da Justiça Eleitoral, bem como ausência de extratos bancários ou declaração de Instituição Financeira que possa atestar a não movimentação de ativos.

Em parecer, o órgão fiscalizador optou pela desaprovação das contas apresentadas com a suspensão de repasses futuros de cotas novas do Fundo Partidário pelo período de 6 meses. O partido ainda teria tentado recorrer a decisão, mas acabou sendo multado no valor de um salário mínimo.

Confira o documento aqui.

 

Yasmim Araújo, para O Poder

Foto: Reprodução

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!