fevereiro 21, 2026 19:27

TSE libera candidaturas de fichas-sujas para disputar eleições deste ano 

Nesta terça-feira, 1º, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a alteração da data da realização das eleições municipais deste ano em decorrência da pandemia da Covid-19 beneficia candidatos que estariam impedidos de disputar o pleito com base na Lei da Ficha Limpa.

Os ministros entenderam, por maioria de votos, que os candidatos não estão mais inelegíveis com a mudança.

O caso foi determinado através de uma consulta realizada pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE), que questionou se um candidato cuja inelegibilidade vencia em outubro, quando se realizaria a eleição, pode ser considerado elegível para disputar o pleito em 15 novembro, nova data da eleição estabelecida pelo Congresso.

Segundo o parlamentar, a nova data, já teria vencido o prazo de oito anos de inelegibilidade para os condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012, por exemplo. Conforme deliberado pela própria Justiça Eleitoral, a contagem teve como marco inicial o dia 7 de outubro, data do primeiro turno da eleição daquele ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Brasil 

Foto: JONNE RORIZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!