Com a participação de representantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) instalou, oficialmente, nesta terça-feira, 15, a Secretaria Nacional de Prevenção e Cuidado à Depressão, Suicídio e Drogas (SEPCDS) da Unale. A pasta vai ser presidida pelo deputado estadual amazonense João Luiz (Republicanos).
O presidente da Unale, Lídio Lopes (Patriota-MS) participou da solenidade. “É um privilégio estar aqui no Amazonas e empossar a diretoria da Secretaria Nacional de Prevenção e Cuidado à Depressão, Suicídio e Drogas e entregar o troféu que a Aleam ganhou. Nosso Estado é a entrada de drogas vindas da Bolívia e Paraguai. O Mato Grosso do Sul é o corredor e temos um enfrentamento bem sucedido. Eu defendo a abertura de centros de recuperação de dependentes químicos”, alertou.
Lídio Lopes afirmou, ainda, que a Unale tem o objetivo de apresentar Projetos de Emenda à Constituição (PECs) para ampliar a participação dos deputados estaduais. “Às vezes estamos legislando e vemos que é competência federal. Queremos ampliar a atuação dos deputados estaduais. Apresentamos PECs em 12 Estados, que foram aprovadas e, quando chegar em 14, vamos entrar na Câmara Federal”, anunciou.
A Aleam também recebeu da Unale o troféu do prêmio “Assembleia Cidadã” com o projeto Procon+Legislativo, executado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam, que é presidida pelo deputado João Luiz. Durante a solenidade foi entregue ao presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), o troféu e o certificado pelos bons serviços prestados também pela Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam.
“Hoje, é um momento de festa para receber esse prêmio nacional. Todas as assembleias do Brasil precisam se unir e devemos criar o Fundo Estadual Eleitoral. Quando chega a época de eleição temos que ir para Brasília para ter acesso ao Fundo. Tem para deputados federais e senadores. Por que nós não podemos ter esse fundo?”, questionou.
Expectativa
Após ser empossado, João Luiz falou sobre a sua expectativa à frente da Secretaria de Prevenção e Cuidado a Depressão, Suicídio e Drogas e do prêmio conquistado pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC). “Com o aumento de tantos jovens sofrendo de depressão, tivemos o cuidado de levar para a presidência da Unale a criação da Secretaria de Prevenção e Cuidado à Depressão, Suicídio e Drogas porque precisamos cuidar do povo. Com a Secretaria, vamos cruzar esse país e tocar a trombeta dizendo que existe solução e saída”, ressaltou.
Sobre a conquista do prêmio nacional “Assembleia Cidadã” com o projeto Procon+Legislativo, João Luiz foi enfático. “Ninguém conquista nada sozinho. A Comissão de Defesa do Consumidor, junto com a Escola do Legislativo, mandou o projeto para a Unale. Nesse dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, fico feliz em estar aqui contribuindo com a Aleam para o prêmio. Tive a ideia de levar a comissão para a população e criamos a Praça do Consumidor com o Procon, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, empresas de Energia e Água para minimizar o sofrimento dos consumidores”, justificou.
Durante a solenidade ainda se manifestaram os deputados Wilker Barreto (sem partido) e Adjuto Afonso (PDT), além de membros da diretoria da Unale.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins