Roraima – Após encontro com o pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã dessa quinta-feira, 28, em Brasília, a deputada federal Joenia Wapichana (Rede) afirmou que os povos indígenas são alvos de ataques do governo Jair Bolsonaro desde que ele tomou posse, em 2019.
“Os povos indígenas são alvos de ataques pelo governo Bolsonaro, desde o primeiro momento que assumiu a presidência. Em seu primeiro ato desestruturou órgãos como, FUNAI, IBAMA, ICMBIO, que tem o dever constitucional de defender o meio ambiente e os povos indígenas”, garante.
Joenia, que foi a primeira mulher indígena eleita para o cargo de deputada federal, disse que o encontro com o ex-presidente Lula foi importante para reafirmar os direitos e refletir também, o quanto os povos indígenas têm sido atacados nos últimos três anos pelo atual governo.
Como representante dos povos indígenas, ela garante que luta no Congresso Nacional para rebater os diversos retrocessos como: os projetos, decretos e atos administrativos que afetam diretamente os índios.
“Precisamos de uma mudança com compromisso. Os povos indígenas precisam de um plano específico, que respeite, valorize e abra diálogo com os povos indígenas para ajudar a construir um Brasil justo e democrático para todas e todos”, frisa.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: divulgação / Rede Social