outubro 31, 2024 01:23

Depois de duas semanas sem quórum, deputados devem votar mais de 40 projetos nesta terça

Depois de mais de duas semanas sem aprovar um único projeto por falta de quórum, os deputados prometem fazer a lição de casa e votar nesta terça-feira, 6, pelo menos 40 matérias entre projetos de leis, mensagens governamentais, requerimentos e vetos, durante a sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Segundo a Diretoria de Apoio Legislativo, constam na pauta desta terça-feira, 6, projetos do governo do Estado e outras propostas voltadas à saúde, segurança pública, assistência social, meio ambiente, proteção animal e transporte público.

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PRTB), confirmou, hoje, à reportagem do Portal O Poder que a partir de agora não vão mais acontecer os esvaziamentos e os deputados vão participar das sessões ordinárias.

“Não teremos mais essa dificuldade. Inclusive a agenda  da Aleam amanhã será extremamente positiva onde os deputados deliberarão amanhã 40 matérias”, prometeu.

O deputado Wilker Barreto (Podemos) que é candidato a vice-prefeito na chapa do ex-governador Amazonino Mendes, também do Podemos, já confirmou presença na votação se ela realmente ocorrer amanhã ou na quarta-feira na ordem do dia, e cobrou a presença dos colegas parlamentares.

“Vou estar lá no horário combinado. Amanhã é terça-feira e a votação dever ser quarta-feira, mas se tiver vou estar lá normalmente assim como assumi o compromisso de não deixar de cumprir o meu ofício como deputado estadual durante todo o período da eleição”, afirmou.

Wilker afirmou ainda que a Assembleia Legislativa paga por intermédio da sociedade os deputados para exercerem mandatos de deputado estadual.

Projetos em pauta

O PL Nº 404/2020, do Executivo, que pretende isentar o ICMS dos produtos e materiais de combate e prevenção à Covid-19, doados  à Justiça Eleitoral, durante a realização das eleições municipais de 2020 é uma das proposituras na pauta.

Outra proposta do governo do Estado é o PL Nº 353/2020, que visa ampliar a fonte de recursos do Fundo de Promoção Social e Erradicação a Pobreza (FPS) para dar suporte ao fornecimento de auxílio financeiro para aquisição de alimentos – Cartão Social – para as famílias em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia.

Fornecimento de canudos

O PL Nº 688/2019, de autoria do deputado  Serafim Côrrea (PSB), que proíbe no Amazonas o fornecimento de canudos confeccionados com material plástico será analisado e votado, além do PL Nº 679/2019, do deputado Felipe Souza (Patriota), que dispõe sobre o combate ao desperdício e a perda de alimentos no Estado.

Segurança

Ainda está previsto entrar na pauta o PL Nº 74/2020, da deputada estadual Mayara Pinheiro (PP) que prevê a disponibilização na internet da lista de pessoas condenadas por crimes de violência da mulher, além do PL Nº 547/2019, do deputado estadual Cabo Maciel (PL) que dispõe sobre o horário especial de trabalho do policial militar estudante e bombeiro militar estudante, regularmente cursando e matriculado em estabelecimento de ensino superior no Amazonas.

Veto

Ainda deverá ser analisado o veto do governo do Amazonas ao projeto de lei nº 213/2020, de autoria do deputado estadual Felipe Souza (Patriota), que prevê suporte financeiro aos guias de  turismo do Amazonas para atenuar os efeitos da Situação de Calamidade Pública decorrente do Covid-19 no Estado.

 

 

 

Da Redação O Poder

Com informações da Aleam

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Com eventual cassação de Denarium, Soldado Sampaio está preparado para governar o estado

Com a possibilidade  do prosseguimento do processo de cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), pelo Tribunal Superior...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!