Em entrevista a uma rádio local na manhã desta segunda-feira, 25, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que a arrecadação do Estado caiu cerca de 25% devido a pandemia do novo coronavírus.
Lima disse que o maior impacto está sendo sentido neste mês de maio e, deve se permanecer nos próximos meses de junho e julho.
“Mas tivemos um impacto entre 23% e 25% na perda de arrecadação do ICMS e isso faz com que tenhamos que fazer reajuste nos gastos”, antecipou o governador.
Ainda durante a entrevista, Lima afirmou que o Amazonas deve demorar cerca de 4 anos para se recuperar dos impactos causados pela Covid-19.
No domingo, 24, o governador Wilson Lima afirmou que voltará a analisar o planejamento para a retomada gradual das atividades do comércio a partir do dia 1º de junho. Segundo Lima, a suspensão das medidas restritivas vai depender da curva de casos da Covid-19.
“Desde a semana passada, nós sentimos uma queda significativa no número de casos de coronavírus aqui no Estado do Amazonas, e eu me refiro a óbitos. Temos acompanhado a quantidade de enterros que têm acontecido aqui na capital, que é um parâmetro mais seguro. Entre o final de abril e início de maio, houve um dia em que foram 167 enterros. Ontem houve 48 enterros, então, nós tivemos uma diminuição significativa”, observou o governador.
Da Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação