O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reúne-se nesta segunda-feira,14, com aliados para definir qual candidato terá seu apoio à sua sucessão.
Fazem parte do grupo de Maia o DEM, o MDB, o PSL, o PSDB, a Cidadania e o PV. Maia tem indicado a interlocutores que tem preferência por dois nomes: Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP).
Em sinal prévio de confiança, os dois foram indicados para funções importantes por Maia no ano passado. Aguinaldo foi designado relator da reforma tributária.
Já Baleia, que é líder e presidente do MDB, foi escolhido por Maia para assumir a autoria da PEC da reforma tributária apresentada pelo economista Bernard Appy.
Após o Supremo Tribunal Federal confirmar o veto à sua reeleição, o democrata tem perdido aliados, como Marcelo Ramos (PL-AM) e Marcos Pereira (Republicanos-SP), que pretendiam concorrer com seu apoio.
Vários deputados atribuem o crescimento da candidatura de Arthur Lira na semana passada à demora de Maia em definir o seu candidato.
Conteúdo e foto: Congresso em foco