A maior parte da bancada amazonense da Câmara dos Deputados vai participar da 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS) nesta sexta-feira, 10, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O evento contará com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Os deputados federais Adail Filho (Republicanos), Saullo Vianna (União Brasil) e Sidney Leite (PSD) que fazem parte do Grupo Técnico da Reforma Tributária confirmaram para o Portal O Poder que irão participar da reunião. Além deles, Amom Mandel (Cidadania), Fausto Santos Jr (União) e Capitão Alberto Neto (PL) também confirmaram presença no evento, pela importância para o desenvolvimento do Estado e defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).
O deputado Silas Câmara (Republicanos) informou que possivelmente não irá participar da reunião do CAS. Átila Lins (PSD) não respondeu ao questionamento.
Os representantes do Senado Federal não confirmaram presença no evento para o Portal O Poder. A assessoria de Omar Aziz (PSD) informou que a presença do senador ainda não está definida. Plínio Valério disse que ficará em Brasília (DF). Já a assessoria de Eduardo Braga não respondeu aos questionamentos.
A reunião do CAS também terá a presença do superintendente da Suframa, Marcelo Pereira, do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e do vice-governador, Tadeu de Souza, representando o governador Wilson Lima (União) que está em agenda externa na Organização das Nações Unidas (ONU), além de representantes da Indústria e Comércio.
CAS
A reunião do dia 24 será a primeira do CAS em 2023 e terá caráter especial em função da comemoração do aniversário de 56 anos da Suframa e do modelo Zona Franca de Manaus, celebrados oficialmente no último dia 28 de fevereiro. A expectativa é que o encontro conte com uma pauta de 44 projetos industriais e de serviços, totalizando aproximadamente R$ 1,5 bilhão em novos investimentos e a geração de aproximadamente dois mil empregos, bem como fomente discussões e anúncios representativos para o modelo Zona Franca de Manaus.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder