setembro 9, 2025 03:26

Em conversa virtual no fim de semana, ‘Centrão’ decide apoiar adiamento das eleições

Durante conversa virtual no sábado e domingo, 27 e 28, respectivamente, o grupo do ‘Centrão’ da Câmara dos Deputados, que resistia ao adiamento das eleições municipais deste ano, definiu que deverá votar a favor da suspensão do pleito do dia 4 de outubro para o dia 15 de novembro, conforme aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 18/2020, pelo Senado Federal.

A informação foi confirmada pelo deputado federal Átila Lins (PP), na manhã desta segunda-feira, 29, que esteve participando da reunião. O parlamentar disse que o ‘Centrão’ participou de conversas no fim de semana caminhando para acordos visando a aprovação da PEC que adia as eleições para 15 e 29 de novembro. O parlamentar adiantou para o portal O Poder, que votará contra a PEC, mesmo que prevaleçam os acordos.

Ainda de acordo com o parlamentar, a Câmara votará em dois turnos a PEC que adia as eleições, na terça e quarta, ou na quarta e quinta-feira, desta semana, conforme informações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Centrão

O ‘Centrão’ reúne partidos de centro e centro-direita que dependendo da matéria, articulam para votar de forma similar. O grupo é composto por partidos como: Progressistas, Republicanos, Solidariedade, PTB, além do PSD, MDB e DEM que muitas das vezes costuma estar alinhados com o grupo. Partidos pequenos como o Pros, Avante e Patriota, também se incluem a este grupo.

PEC

A Proposta de Emenda á Constituição busca adiar o pleito municipal para os dias 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno), por causa pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Caso seja aprovado a proposta, as convenções partidárias deverão ocorrer entre os dias 31 de setembro a 16 de outubro. Já o registro de candidatura será até 26 de setembro.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!