Em colapso e com dificuldades de contratar profissionais da área da Saúde, o Amazonas registra 90 novos casos da Covid-19 em apenas 24 horas, totalizando 1.809 no Estado e 145 mortes. As informações foram divulgadas no boletim diário on-line da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), na tarde desta sexta-feira, 17.
Do número total de infectados, 1.531 são na capital amazonense e 278 em 22 cidades do interior do Amazonas. O município de Manacapuru preocupa com 159 casos e 18 mortes.
Segundo a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, 1.134 estão em isolamento domiciliar e 144 internados, sendo 57 em leitos clínicos e 87 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Pessoas fora do período de transmissibilidade da doença já são 386, segundo o boletim. A diretora-presidente da FVS, destacou, ainda, que o vírus já circula em todos os bairros da capital amazonense.
A diretora da FVS voltou a afirmar que os casos de coronavírus só diminuirão caso as pessoas respeitem o isolamento social e cada um deve fazer a sua parte.
A secretária de Estado de Saúde, Simone Papaiz, afirmou que outras câmaras frigoríficas estarão sendo colocadas em outros hospitais da cidade, além do Delphina Aziz e Pronto Socorro João Lúcio, para dar mais dignidade. Segundo ela, o Estado não estava preparado para esse aumento do número de mortes.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação