setembro 15, 2025 12:40

Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na terra indígena Yanomami

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Funai na terra indígena Yanomami, maior reserva indígena em extensão territorial do Brasil.

A portaria foi publicada nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União e foi assinada pelo ministro Anderson Torres e tem validade de 90 dias, prorrogáveis.

A região fica às margens do rio Uraricoera, em Alto Alegre, norte de Roraima, e é palco de uma série de confrontos armados entre garimpeiros e povos indígenas desde o dia 10 de maio.

De acordo com o documento, o apoio das Forças Armadas busca atender “as atividades e os serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.

No fim do mês passado, o ministro do STF Luís Roberto Barro determinou que o governo federal tomasse imediatamente “todas as medidas necessárias” para proteger a vida, saúde e segurança de populações indígenas da Terras Indígenas Yanomami e Munduruku, em Jacareacanga, no Pará.

 

 

 

 

Conteúdo: O Antagonista

Foto: Leonardo Prado/ PGR 

Últimas Notícias

Preso pela PF, ‘Careca do INSS’ presta depoimento à CPI que investiga fraudes no órgão

Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o "Careca do INSS", presta depoimento nesta segunda-feira, 15, na Comissão Parlamentar Mista...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!