Com 99,93% das urnas apuradas, Arthur Henrique (PL) e Subtenente Velton (PL) foram eleitos aos cargos de governador e vice-governador de Roraima, com 60,87% de votos válidos. Neste domingo, 21 de junho, os eleitores do estado foram às urnas escolher novos gestores após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil).
Cerca de 384 mil eleitores estavam aptos a votar nos três candidatos da eleição suplementar: Arthur Henrique (PL), Nelita Frank e Soldado Sampaio (Republicanos), que assumiu o governo de Roraima de forma interina por ser o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa.
Foram 159 mil votos em Arthur e seu vice. Em segundo lugar ficou o Soldado Sampaio, com 93 mil votos válidos, seguido de Nelita Frank, com 8.782 votos.
A votação ocorreu de 8h às 17h em todo o estado. O eleito assume o cargo até janeiro de 2027. Após esse período, o eleito nas eleições que ocorrem em outubro ocupa a posição.
Histórico do eleito
Arthur Henrique (PL) e Subtenente Velton (PL), que concorreram sub judice após terem a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), mas ainda aguardam julgamento de recursos no TSE e no Supremo Tribunal Federal (STF). Arthur é ex-prefeito de Boa Vista e tenta, pela primeira vez, se eleger governador. No entanto, teve a candidatura barrada por questões de desincompatibilização, por ter deixado o cargo de prefeito fora do prazo exigido pela legislação eleitoral.
Arthur Henrique Brandão Machado tem 39 anos, é natural de Boa Vista, capital de Roraima, e, antes de iniciar sua carreira na política, trabalhou em multinacionais de tecnologia. Atuou como secretário de Inclusão Digital da capital, na gestão de Teresa Surita (MDB), em 2013.
Foi convidado por Teresa para ser vice em 2016; ambos se elegeram e seguiu no posto até o segundo mandato, até 2020. Nesse mesmo ano, foi apoiado por Teresa e conseguiu se eleger com 85,36% dos votos para prefeito de Boa Vista. Em 2024, foi reeleito prefeito da cidade.
Resultado depende da justiça
A candidatura de Arthur Henrique permanece sub judice após o indeferimento de seu registro pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), em razão do entendimento de que não foram observados os prazos de desincompatibilização exigidos para a disputa.
Por esse motivo, os votos recebidos pelo candidato estão sendo contabilizados no sistema da Justiça Eleitoral como “anulados sub judice”, situação que mantém a votação registrada, mas condiciona sua validação ao julgamento definitivo do caso.
Na tarde deste domingo, o juiz plantonista Diego Carmo, do TRE-RR, reafirmou, nos autos da Petição Cível nº 0600134-22.2026.6.23.0000, que os votos atribuídos a Arthur Henrique seriam contabilizados nessa condição durante a apuração.
No mesmo sentido, em processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 0601065-64.2026.6.00.0000, o setor de Tecnologia da Informação da Corte informou que a votação destinada ao candidato apareceria no sistema oficial de totalização com a classificação “Anulado Sub Judice”.
Eleição suplementar
A nova eleição foi determinada pelo TSE após a Corte concluir que Damião e Denarium cometeram abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022, ao utilizar programas sociais do governo estadual de forma irregular em período eleitoral.
Além da decisão que cassou Damião, o TSE também tornou inelegível Denarium. Damião permaneceu apenas 34 dias no cargo, a gestão mais curta da história em Roraima. O processo contra os dois levou 1 ano e 11 meses para ser julgado no TSE.
Da Redação


