maio 20, 2024 19:19

Susam apresenta à Comissão de Saúde da Aleam o projeto da Fundação Hospitalar do Coração

spot_img

A reestruturação do Hospital Universitário Francisca Mendes, localizado na Zona Norte de Manaus, foi tema de audiência pública virtual realizada nesta sexta-feira, 24, pela presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada estadual Mayara Pinheiro (PP). Durante o evento foi debatido  a ampliação do centro cirúrgico e os leitos de retaguarda para os pacientes como questões essenciais no processo de reestruturação da unidade de saúde.

Mayara acredita que estes são pontos fundamentais para a melhoria nos serviços do Francisca Mendes, referência na cardiologia no Amazonas, principalmente no atendimento de cardiopediatria.

“Hoje nós tivemos conhecimento do planejamento da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e vamos acompanhar de perto todas as medidas anunciadas para que se tornem realidade. Dessa forma será possível aumentarmos a capacidade de exames, consultas e cirurgias”, avaliou.

De acordo com a deputada, até o mês passado, o Hospital Francisca Mendes era administrado pela Organização Social de Saúde Unisol mas, no dia 30 de maio, a Susam anunciou que assumiria a gestão hospitalar da unidade.

Nesta sexta-feira, a Susam apresentou à Comissão de Saúde, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, além de outras instituições, o cronograma detalhado do plano de ação e execução com a implantação da Fundação Hospitalar do Coração.

“Acompanhamos atentamente as observações da Dra. Silva Nobre Cabral da Promotoria de Saúde sobre o plano apresentado, a pontuação sobre o decreto regulamentando a Lei da Transparência, que inclusive é de minha autoria, entre outras colocações fundamentais. Por isso, vamos marcar uma nova reunião daqui a 15 dias, para seguir lutando, atuando como fiscais do povo e tentar mudar o cenário não apenas do Francisca Mendes, mas também dos principais hospitais do Estado”, destacou a deputada.

Mayara Pinheiro ainda sugeriu ao final da audiência pública, a criação de um grupo de acompanhamento das ações do hospital formado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) usem a proposta acatada pelo secretário interino da Susam, Marcellus Campêlo, da participação das Sociedades Amazonense e Brasileira de Cardiologia,, especialistas no assunto, para contribuir com propostas efetivas à área.

Marcellus Campêlo anunciou que a vontade do governador Wilson Lima é transformar o  hospital Francisca Mendes em uma instituição pública fortalecida trabalhando para a sua vocação na cardiologia.

“Tenho absoluta certeza que posso colaborar com a gestão. Quero reafirmar a nossa disposição de compartilhamento e construção de um plano em conjunto não da Susam ou somente de governo, mas de toda a sociedade em benefício da saúde. Digo mais não somente para o Francisca Mendes, nesse momento estamos finalizando o que chamamos de nova saúde onde não somente o Francisca Mendes mais outras unidades devem ser repensadas em sua vocação”, afirmou.

A representante da promotoria de Saúde do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Silvana Nobre, afirmou que o órgão vai fiscalizar as ações e melhorias no hospital e cobrou uma participação mais efetiva da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) no processo.

“A presença da PGE (Procuradoria Geral do Estado) ela não pode ser de consulta. Ela tem que estar participando ativamente nesse processo porque senão vai ser uma causa de atraso a Susam vai fazer tudo no jurídico e encaminhar para a PGE aprovar ou não. Acho interessante inserir a PGE do que ela ser um órgão de consulta”, concluiu.

 

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Renan Calheiros é o grande derrotado na CPI da Braskem

A CPI da Braskem vai votar seu relatório final na próxima terça-feira. Criada para investigar as responsabilidades pelo acidente...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!